Placa mãe

Páginas: 11 (2540 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2012
I – INTRODUÇÃO
A motherboard pode ser comparada ao sistema nervoso do corpo humano. É através desta que é transferida toda a informação entre todos os outros componentes, e é por essa razão que é essencial ter uma motherboard de alta qualidade para obter um bom desempenho geral do computador. É neste componente que se encontram as interfaces de ligação para os outros componentes, como asportas AGP, PCI, USB, etc.
Este trabalho fala sobre a placa mãe típica e seus componentes (modelo A7N8X-Deluxe da Asus), mostra as suas localizações e funções descrevendo-as uma-a-uma. No primeiro subtema há uma breve abordagem generalizada sobre a placa mãe ilustrada e legendada. Os elementos estão representados por números de 1 a 37.II – PLACA MÃE (MOTHERBOARD)

É muito importante que saibamos identificar os componentes de uma placa mãe. No presente trabalho destacaremos os principais componentes de uma placa mãe e fazer uma descrição resumida de cada um deles. É claro que nem sempre a placa mãe vai possuir todos oscomponentes mostrados neste exemplo, mas alguns componentes estarão presentes em todas as placas mãe, tais como: soquetes para CPU e Memória, Slots, etc. Além do mais, com o surgimento de padrões como PCI Express e outros, nem sempre poderemos usar apenas uma placa como exemplo.

III – COMPONENTES PRINCIPAIS

III.I – SOQUETE DO PROCESSADOR (CPU)
É neste soquete que o processador éencaixado. O desenho das atuais CPUs e de seus respectivos soquetes só permite o encaixe na posição correta. O soquete deste exemplo é conhecido como Socket462 (também chamado de SocketA) e serve para os processadores Athlon e Duron da AMD.
III .II – CHIPSET
O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (controlador de memória, altavelocidade) e "ponte sul" (controlador de periféricos on-board e off-board, baixa velocidade).
• O número 2 indica o primeiro chip do chipset ponte Norte, faz a comunicação do processador com as memórias. Como ele faz o trabalho mais pesado, geralmente requer um dissipador de calor devido ao seu aquecimento elevado.
• O número 8 indica o chipset, ponte Sul, abriga os controladores de HDs(ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas mãe modernas. É geralmente diferenciado da ponte Norte por não estar directamente conectado à CPU. Em vez disso, a ponte Norte liga a ponte Sul à CPU.


III.III – SOQUETES PARA ENCAIXE DOS MÓDULOS DE MEMÓRIA DRAM
Neste soquete são encaixados os módulos de memória. O manualda placa mãe normalmente indica as regras de como estes soquetes devem ser preenchidos, mas, na maioria das vezes, podemos colocar os módulos de memória em qualquer um dos soquetes. Neste exemplo os soquetes são específicos para módulos no formato DIMM de 184 pinos usados por memórias DRAM do tipo DDR.




III.IV – CONECTOR DE ALIMENTAÇÃO
Através deste conector a placa mãe recebeenergia da fonte de alimentação para que ela possa funcionar. Neste exemplo este conector é do formato ATX de 20 pinos. É encontrado praticamente em todas as placas mãe modernas. A maioria das placas mãe para Pentium 4 possui um conector extra de 4 pinos que recebe alimentação de 12 volts da fonte.
III.V – CONECTOR PARA O CABO DO DRIVE DE DISQUETE
Neste conector encaixamos o caboque será usado para controlar o drive de disquete. Este conector possui 34 pinos dispostos em duas fileiras de 17 pinos. A controladora de disquete pode controlar até dois drives de disquete. O cabo só deve ser encaixado na posição correcta, pois, se for invertido o drive de disquete não vai funcionar.
III.VI – CONECTORES IDE/ATA
A maioria das placas mãe tem dois conectores para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Placa Mãe
  • Placa mãe
  • placa mãe
  • placa mae
  • Placa mãe
  • Placa mãe
  • placa mae
  • Placa mae

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!