Placa mãe

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 9 de junho de 2012
PLACA MÃE
História da placa mãe
Nos dias de hoje os computadores estão cada vez menores, na década de 70 tinhamos os chamados Mainframes que eram computadores gigantes, chegavam a ocupar uma sala ou até um andar inteiro. O computador não era nada compacto, processador ficava em uma caixa, memória em outra, e assim por diante.

Mainframe
Em 1982 a IBM propôs o conceito de Motherboard(Placamãe) para um computador que estava prestes a lançar o IBM-PC. Nele vinha a placa mãe, slot para CPU, memória RAM, chip de ROM, controladores de DMA(Endereço de Acesso Direto a Memória) e RQ(Endereço de Interrupção) tinha também um speaker e uma porta para teclado.

O QUE É UMA PLACA MÃE?
A placa mãe é uma placa de circuito impresso, caracterizada por ter vários componentes integrados e tambémpor poder ser expandida por meio dos slots que tem a função de dar á placa uma função que ela não tinha. Também é conhecida como Mainboard, Systemboard e Logic board(nome utilizado pela apple) e também é muito conhecida nos blogs e fóruns como “mobo”.
O termo Motherboard é referenciado principalmente pela a arquitetura X86, para quem não lembra a família X86, é aquela família do 286,386,486, o “X”representa um número antes do 86. Tem também a família X64 que era um X86 de 64 bits, e o X86 era de 32 bits.
No final da década de 80 inventaram o chip super I/O que suportavam teclado mouse os drives as portas serial e paralela.
Na década de 90 o chip super I/O ganhou também algumas características de gráficos, a placa gráfica também passou a ser integrada, surge então a chamada “placa mãeon-board”.
COMPONENTES DA PLACA MÃE

SOCKET: É o lugar onde se encaixa o processador. Os principais tipos de socket são:
DIP(Dual In-line Package)

Chip DIP

Socket DIP
SIP(Single In-line Package)

Chip SIP

Socket SIP
PGA (Pin grid array) Matriz de grade em pino. A grande desvantagem desse chip é que era encaixado na pressão e muitas vezes os pinos amassavam, até que inventaramuma tecnologia chamada ZIF(Zero Força Inserção), aquela “alavanquinha” que tínhamos que levantar, encaixar o processador depois baixar.

Chip PGA
Hoje em dia são usados dois tipos BGA e LGA.
BGA(Ball Grid Arrey) ou Matriz de Grades em Bolas: Ao invés de pinos, possuem pequenas esferas, a vantagem do BGA sobre o PGA é que ele não amassa e a grande desvantagem é o custo de produção, e por issosurgiu o LGA.
LGA(Land Grid Arrey) Muito utilizados pela Intel, são os chamados sockt 775 do Pentium 4, Pentium D, Dual Core, Celeron, Core 2 Duo e etc.

Chip LGA

Socket LGA
GERADOR DE CLOCK
O gerador de clock é um chip e um ressonante, trata-se de um cristal de Quartzo que vibra milhões de vezes por segundo, as vibrações desse Quartzo sincronizam o os ciclos da placa mão que sabe que a cadavibração deve gerar um certo numero de ciclos de processamento. O clock dita o ritmo como em uma orquestra, o gerador de clock é o maestro, ele sincroniza a CPU, o GPU, o FSB e a Memória.

Clock
SLOTS
Existem dois tipos de slots, os de memória e os slots expansão.
Slots de Memória:
SIMM (Single In Line Memory Module). Na época dos 486 e dos primeiros Pentium era utilizado esse tipo de slotde memória que tinham contatos apenas em um lado.
DIMM (Double In Line Memory Module). É o tipo de slot utilizado na atualidade, esse nome deve-se ao fato de conter contatos dos dois lados.

Slots de memória

Slots de expansão
São locais na placa mãe onde podemos aumentar os recursos do computador, por exemplo, você comprou um PC “básico” e deseja rodar jogos em 3D, mas o PC trava e nãoconsegue executar o jogo ou o faz com deficiência. O que fazer? Compra uma placa de vídeo e encaixa em dos slots de expansão (claro que para alguns jogos não basta uma boa placa de vídeo tem todo um conjunto, mas isso é outro caso) outro exemplo, caso você não consiga se conectar á internet por que por algum motivo sua placa de vídeo on-board não funciona mais, basta comprar uma placa de rede para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Placa Mãe
  • Placa mãe
  • placa mãe
  • placa mae
  • Placa mãe
  • Placa mãe
  • placa mae
  • Placa mae

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!