Placa de som e configuração de drives

Páginas: 6 (1410 palavras) Publicado: 18 de julho de 2012
//Capa




Placa de Som
&
Configurações de Drives






//contra capa
________________________________________ 




















Nome do aluno
Curso:. Turma:
Professor:
________________________________________


//Introdução

Placa de som

As placas de som são dispositivos responsáveis por prover o áudio gerado em seu computador. No início daera dos PCs, esse item nem existia, o único dispositivo sonoro presente em alguns computadores era o "PC Speaker", utilizado até os dias de hoje para emitir avisos sonoros da placa-mãe. Mas, não demorou muito para as placas de som se tornarem comuns. Hoje, é até difícil encontrar uma placa-mãe nova que não tenha uma placa de som integrada (onboard).
Características das placas de som
ConversoresADC e DAC

As placas de som são constituídas por dispositivos com um ou mais chips responsáveis pelo processamento e emissão do áudio gerado pelas aplicações. Para que isso seja possível nos computadores, é necessário trabalhar com sinais sonoros digitais. É neste ponto que entra em cena os conversores denominados ADC (Conversor Analógico-Digital) e DAC (Conversor Digital-Analógico).

O ADCtem a tarefa de digitalização dos sinais sonoros. A placa de som recebe esses sinais de um dispositivo externo, por exemplo, um microfone ou um instrumento musical. O som oriundo desses dispositivos é disponibilizado por sinais analógicos. Todavia, os computadores só trabalham com informações digitais, sendo necessário, portanto, fazer uma conversão de analógico para digital. É exatamente isso queo ADC faz.

Para ouvirmos o som emitido pelos computadores, conectamos à placa de som caixas acústicas ou fones de ouvido. Para o áudio chegar até os nossos ouvidos por esses dispositivos, é necessário fazer outra conversão: a de sinais digitais (isto é, os sinais trabalhados pela máquina) para sinais analógicos. Essa tarefa é feita pelo DAC.
É claro que há situações em que é necessáriotrabalhar com ambos o conversor ao mesmo tempo. Isso é possível na maioria das placas de som, em um recurso denominado fullduplex.

Resolução das placas de som
É comum encontrar nas especificações das placas de som indicações que sugerem que o dispositivo trabalha a 32, 64 ou 128 bits. Na verdade, a maioria das placas sonoras trabalha com resoluções de 16 bits (as mais antigas trabalhavam apenas com 8bits), com exceção para alguns modelos mais sofisticados, que podem trabalhar com mais bits.
Os números superiores a 16 informados nas especificações, geralmente indicam a quantidade de tons simultâneos que a placa pode trabalhar. Os tradicionais 16 bits são suficientes para reproduzir com alta qualidade sonora os sons que somos capazes de ouvir, por isso não há a necessidade de trabalhar commais bits. As placas que possuem 20 bits (ou mais) geralmente são usadas para evitar perda de qualidade em certas aplicações. Isso significa que possuem alta fidelidade sonora, embora nem sempre notemos a diferença.
Resposta de frequência
A resposta de frequência indica a faixa de frequências que a placa de som pode oferecer. Nos dispositivos mais comuns, esse intervalo fica entre 20 Hz e 20 KHz,um valor satisfatório aos ouvidos humanos.
Dependendo da frequência, pode haver desvios, isto é, perdas ou ganhos. Esse parâmetro é medido em decibéis. Placas que possuem esse desvio numa taxa inferior a 1 decibé são indicadas para se obter uma boa qualidade de áudio nos mais diversos tons.

SNR e THD
O SNR (Signal to Noise Ratio ou Relação Sinal/Ruído) indica o nível de ruído (uma espécie deinterferência) existente na placa de som. Esse indicativo é medido em decibéis. Placas de boa qualidade geralmente têm SNR acima de 90 dB.
Quanto ao THD (Total Harmonic Distortion ou Distorção Harmônica Total), trata-se de um indicativo do nível de distorção, neste caso, um ruído captado durante a emissão do áudio para as caixas de som ou para os fones. Essa medição é feita em porcentagem e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Placa de som
  • Placas de Som
  • Placa De Som Cinencia Da Computa O
  • Dispositivos de e/s : placa de som e vídeo
  • Drive
  • drive
  • Drive
  • Drive in Drive thru

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!