PL 122

Páginas: 2 (472 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014

“Projeto de Lei da Câmara 122 de 2006 – PL 122”

No dia 7 de agosto de 2001 o Projeto de Lei 122 foi apresentado por Iara Bernardi na Câmara dos Deputados e então recebeu a denominação de PL5003/2001. Ele tramitou na Comissão de Constituição e Justiça e depois foi enviado ao plenário. Durante a tramitação o projeto recebeu vários outros projetos por terem conteúdos semelhantes.
Elepassou a ser denominado "Projeto de Lei da Câmara 122 de 2006", ou popularmente chamado de “PL 122” após ter sido encaminhado ao Senado Federal.
O projeto tinha como objetivo inicial criminalizar ahomofobia, mas em 2009, quando o seu parecer foi dado, foi acrescentado as injustiças contra os idosos e as pessoas portadoras de necessidades especiais e foi retirado vários artigos já aprovados pelaCâmara.
As minorias apresentadas na PL 122 são aquelas que sofrem discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, origem, condição de pessoa idosa ou com deficiência, gênero, sexo, orientaçãosexual ou identidade de gênero. Sou a favor a defesa de todas as minorias citadas no projeto, primeiramente porque esse direito é assegurado pelo Artigo 5º da Constituição Brasileira que diz que “Todossão iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, àsegurança e à propriedade”. Porém, todos sabem que a realidade é outra; muitas pessoas sofrem diariamente com o preconceito no Brasil. Seria interessante a aprovação desse projeto porque assim osinjustiçados não se sentiriam como se não existisse lei alguma que os protegessem.
Entretanto, a PL 122 para algumas pessoas entra em conflito com alguns incisos do Artigo 5º, o que é ruim, como no de númeroIV que diz “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, ou seja, muitas pessoas pensam que esse projeto vai acabar com o direito de liberdade de expressão por “não poderem”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PL 122
  • Pl 122/2006 e sua inconstitucionalidade
  • Monografia PL 122 De 2006 Criminaliza O Da Homofobia
  • 122s
  • Pl
  • plt 122
  • Plc 122
  • atps 122

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!