Plástico

Páginas: 31 (7643 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO

1.1. Os plásticos em nossas vidas

Na correria do dia a dia, geralmente não nos damos conta dos objetos que nos cercam. Esses objetos são produzidos a partir de diversos materiais como madeira, metais, rochas, cerâmica, vidro, osso e etc. Dentre os materiais mais utilizados atualmente, os plásticos se destacam. A cada dia o emprego de plásticos e borrachas vem alcançando umpapel mais importante e, por que não dizer, fundamental, em nossas vidas.

Os plásticos são usados em grande escala na produção de embalagens, principalmente de produtos alimentícios, utensílios domésticos e eletro-domésticos, além de suas aplicações científico-tecnológicas e em diversas áreas da indústria. A popularização dos plásticos se deve, basicamente, ao seu baixo custo de produção, pesoreduzido, elevada resistência e à possibilidade de seu uso na fabricação de peças nas mais variadas formas, tamanhos e cores.

É comum observar que peças inicialmente produzidas com outros materiais, particularmente metal ou madeira, têm sido substituídas por outras de plástico. Essas peças, quando devidamente projetadas, cumprem seu papel apresentando, na maioria das vezes, um desempenho superiorao do material antes utilizado.

Um exemplo de vantagem em substituição de material são os pára-choques dos automóveis. Até bem pouco tempo, os carros possuíam pára-choques de ferro-cromado que, com o tempo, enferrujavam (sofriamCORROSÃO), além de se deformarem facilmente com pequenos impactos. Hoje, quase todos os automóveis produzidos possuem pára-choques de plástico, que não enferrujam,absorvem o impacto com mais eficiência, além de serem mais bonitos e mais baratos. Muitas outras peças de um automóvel também são de plástico tais como: o painel e o volante, o forro do teto interno, a forração e o estofamento dos bancos, partes dos cintos de segurança, o carpete, as calotas, a fiação elétrica (fios metálicos encapados), a carcaça da bateria, as mangueiras, os reservatórios de líquidose as juntas, além de vedações e pneus de borracha. Portanto, boa parte do carro que você utiliza todos os dias para ir ao trabalho é constituído por peças de plástico ou borracha, que permitem que ele seja mais confortável e seguro. Outra vantagem da crescente utilização dos plásticos nesta área é a redução do peso dos veículos, o que acarreta a diminuição do consumo de combustível econsequentemente em uma maior economia para o usuário.

Apesar dos plásticos propiciarem várias vantagens, alguns inconvenientes também surgiram. Os plásticos, diferentemente de outros materiais, levam muito tempo para se DEGRADAREM e, portanto, eles permanecem praticamente intactos por anos, o que causa problemas ambientais. Iniciativas para a solução deste problema têm surgido, entre elas, a reciclagemdos plásticos ou a sua utilização como fonte alternativa de energia, através da COMBUSTÃO.

Em geral, as pessoas têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o que é um plástico, como é obtido, quais são os tipos de plásticos e suas aplicações, e quais são os seus processos de transformação. Essas informações são importantes para quem trabalha na comercialização de plásticos, em indústrias de produçãoou transformação de plástico, para jovens universitários das áreas de química e engenharia de materiais, ou simplesmente curiosos sobre o assunto. Portanto, o objetivo principal deste curso é atender a essas pessoas, esclarecendo suas dúvidas e introduzindo-as no mundo dos plásticos e borrachas.

Nas aulas que fazem parte deste curso, serão abordados os conceitos básicos sobre plásticos eborrachas, suas fontes de matéria-prima, como eles são obtidos, os principais plásticos e borrachas e os processos de transformação dos plásticos em artefatos com os quais convivemos todos os dias.

1.2. O que é um plástico?

Aparentemente, uma peça de plástico é similar a qualquer outra, ou seja, todos os artefatos de plástico parecem constituídos do mesmo material, variando apenas a cor e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plastico
  • Plásticos
  • plasticos
  • Plasticos
  • plasticos
  • Plasticos
  • plasticos
  • PLÁSTICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!