Plástico e seus derivados

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
FUNDAÇÃO NOKIA DE ENSINO
Série: 1AT






PLÁSTICO










Manaus- AM
2014
Plástico
O termo “plástico” é usado para definir todo material constituído por resinas sintéticas que tem, por sua vez, a sua matéria-prima de origem natural, como o álcool, o gás natural, o carvão, e principalmente o petróleo, pois todas são ricas em carbono, o átomo principal que constitui osmateriais poliméricos (MARCZAK, 2004).
A palavra plástico vem do grego plastikós, que, em latim, originou o adjetivo plasticus, que define a propriedade de um material de adquirir diversas formas, devido a uma ação exterior.
Os plásticos são normalmente divididos em duas categorias, mas podem dar origem a inúmeros produtos dos quais consumimos hoje em dia.
VANTAGENS E DESVANTAGENS NO USO DOPLÁSTICO
O plástico é o material mais popular dentre os pertencentes à família dos polímeros. Sua popularidade se deve a diversos fatores, principalmente propriedades físicas. Os plásticos são mais leves que metais ou cerâmica, o que motiva o seu uso na indústria de transportes, embalagens, equipamentos de esporte, etc. Têm alta flexibilidade, variável ao longo de faixa bastante ampla, conforme o tipo depolímero e os aditivos usados na sua formulação. Têm alta resistência ao impacto e, essa propriedade, associada à transparência, permite substituição do vidro em várias aplicações, como em lentes de óculos, faróis de automóveis, etc. Exigem baixas temperaturas de processamento, o que resulta em um baixo consumo de energia e também faz com que os equipamentos sejam mais simples e não tão caros.Têm baixa condutividade elétrica e térmica, uma vez que polímeros não contêm elétrons livres, responsáveis pela condução. São mais resistentes a corrosão: as ligações químicas presentes nos plásticos (covalentes/Van der Walls) lhes conferem maior resistência à corrosão por oxigênio ou produtos químicos do que no caso dos metais (ligação metálica). Isso, contudo, não quer dizer que os plásticos sejamcompletamente invulneráveis ao problema.
No entanto, existem desvantagens no uso do plástico. Os materiais plásticos permitem menos “abusos”, principalmente em termos de exposição ao calor, e podem trazer alguns problemas em seu processo de reciclagem.
TIPOS DE PLÁSTICO
No universo dos plásticos, existem dois grandes grupos que se podem considerar: os termoplásticos e os termofixos, cujadivisão baseia-se na distinção do seu comportamento térmico durante o processamento. Os polímeros termoplásticos amolecem quando aquecidos, podendo ser remoldados. Esse processo pode ser repetido inúmeras vezes, com um mínimo de degradação da estrutura do polímero, o que torna possível a sua reciclagem, característica bastante desejável nos dias de hoje. Já os polímeros termofixos não podem serremoldados pelo aquecimento. Eles são moldáveis em algum estágio do processamento, mas ao final torna-se um sólido rígido e não podem ser aquecidos novamente. Os termofixos, por sua vez, são mais resistentes e rígidos que os termoplásticos (IDOL e LEHMAN, 2004), no entanto o aquecimento do polímero acabado a altas temperaturas promove decomposição do material antes de sua fusão, logo sua reciclagem écomplicada.
Qual é o impacto das embalagens no meio ambiente?
Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso quando os resíduos seguem mesmo para o depósito delixo...
as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira regular ou irregular - em lugar de serem encaminhadas para reciclagem - contribuem e muito para o esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação de outros resíduos, são ingeridos por animais causando sua morte, poluem a paisagem, causam problemas na rede elétrica (sacolas que se prendem em fios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plastico e produtos derivados
  • derivados
  • Plásticos
  • Plastico
  • Derivados
  • Derivados
  • Derivados
  • Plásticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!