Plástico pet

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 20 de abril de 2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

ORIGEM DAS EMBALAGENS PET

Sustentabilidade do PET através do Etanol

Processo e transformação da resina em embalagem

O LIXO PET

O PET PÓS-CONSUMO

Tipos de reciclagem para o PET

Reciclagem química

Reciclagem energética

Reciclagem mecânica

CONCLUSÃO

FONTES DE PESQUISA











Introdução

Qualquer produto, processo ouatividade produz impacto ambiental, desde o momento em que são extraídas as matérias-primas indispensáveis à sua existência, até aquele em que, sob a forma de resíduos, após a sua vida útil, são devolvidos à natureza. Esta é a idéia-chave que está por traz do conceito de Ciclo de Vida. Podemos , assim, definir o conceito de Ciclo deVida de um produto como o conjunto de estados sucessivos e interligados deum produto, desde a extração de matérias-primas ou transformação de recursos naturais, até a disposição final do produto na natureza (Norma ISO 14000).
Este trabalho tem por finalidade analisar o Ciclo de Vida das embalagens de PET (politereftalato de etileno), e principalmente as formas e processo de fabricação e de sua reciclagem, já que as profundas modificações nos hábitos de consumo dapopulação e a preferência pela utilização do PET como resultado da sua elevada competitividade em termos de qualidade e custos têm levado ao excesso de consumo deste material.
No Brasil consome em média 400 mil toneladas de resina PET na fabricação de embalagens. Os principais setores que, atualmente, utilizam PET no embalamento de seus produtos são o de bebidas (águas (47%) e sumos e refrigerantes(33%)) e o alimentar (óleos alimentares vegetais (5%)), ocupando, no total, cerca de 85% do mercado. Os restantes setores, responsáveis pro 15% do mercado, vinagre e dos produtos de limpeza.
Toda essa produção e consumo de embalagens PET gera também um grande número de resíduo após a sua vida útil que acaba sendo jogado na natureza, e, para evitar o forte impacto ambiental que pode surgir, existediversas formas de reciclagem para o material.



Origem e produção das embalagens PET

O Politereftalato de Etileno, conhecido pela sigla PET, é classificado quimicamente como um polímero poliéster termoplástico, e foi desenvolvido em 1941 pelos químicos Whinfield e Dickson, mas as garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisãode aspectos de segurança e meio ambiente, sendo que sua materia prima é oriunda do petróleo.
O Ciclo de Vida das embalagens PET inicia-se com a transformação da resina em garrafas, frascos ou potes. Para que ocorra esta transformação é necessário que a resina PET passe por sete etapas distintas: secagem, alimentação, injeção, condicionamento, sopro e ejeção do produto.Sustentabilidade do PET através do Etanol

No ano de 2008 iniciou-se um grande estudo para a produção de PET com30% à base de vegetal. Isto porque ela é feita do etanol da cana-de-açúcar, que substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Além de reduzir a utilização de recursos não renováveis, a iniciativa diminuirá em até 25% as emissões de CO².
A novo PET não altera as propriedades químicas, cor, pesoou aparência em relação ao PET convencional e é 100% reciclável.
Atualmente no Brasil a nova garrafa com 30% de etanol no PET esta sendo comercializado pela Coca Cola que em um ano prevê que seja produzido um volume de 140 milhões de garrafas com a tecnologia, significando uma redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo. Até 2014, a empresa espera utilizar a embalagem em todo o seuportfólio. O Brasil é o quinto país a lançar o PET com ETANOL no mundo e o primeiro na América Latina. O recurso já está disponível também nos Estados Unidos, no Japão, na Austrália e no Canadá.




Processo de transformação de resina em embalagem

- Secagem
O Politereftalato de etileno é um material higroscópico, que absorve água do meio ambiente durante seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre pet (plastico)
  • Plásticos
  • Plastico
  • Plásticos
  • plasticos
  • Plasticos
  • plasticos
  • Plasticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!