Plágio em Trabalhos Acadêmicos

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Campus I - Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção

Edberto Farias de Novaes Filho







Integridade Intelectual e o plágio em trabalhos acadêmicos: considerações à luz da Lei dos Direitos Autorais





João Pessoa
2012
Edberto Farias de Novaes Filho




Integridade Intelectual e o plágio em trabalhos acadêmicos:considerações à luz da Lei dos Direitos Autorais









Orientadora: Prof. Lenita Lessa





João Pessoa
2012
Edberto Farias de Novaes Filho



Integridade Intelectual e o plágio em trabalhos acadêmicos: considerações à luz da Lei dos Direitos Autorais
.


Trabalho acadêmico apresentado como requisito para obtenção de aproveitamento da disciplina Métodos e Técnicas daPesquisa, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba.


Banca Examinadora


________________________________________
Prof. Lenita Lessa - Orientadora
Departamento de Engenharia de Produção – UFPB



Resumo

Este trabalho acadêmico trata da integridade intelectual e o plágio em trabalhos acadêmicos em considerações a luz da Lei dosDireitos Autorais. Fala da importância de se criar um trabalho sem plagiar outro, fazendo o uso das citações e referências. Também são apresentadas aqui as responsabilidades civis e penais para quem infringe a Lei dos Direitos autorais.


Palavras-chave: Plágio, Direitos Autorais, Trabalhos acadêmicos.














Abstract

This academic work deals with the intellectualintegrity and plagiarism in academic considerations in the light of the Copyright Act. Speaks of the importance of creating a work without plagiarizing another, making the use of citations and references. Also presented here is civil responsibilities and criminal who violates the law of copyright.


Keywords: Plagiarism, Copyright, Academic Work.














Sumário

Sumário1. Introdução

1.1 Objetivo do Trabalho

Este trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa sobre o Plágio e os Direitos Autorais, relacionados aos trabalhos acadêmicos como também a importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento da ética e do respeito acerca da Lei dos Direitos Autorais.

1.2 Justificativa

Criar e editar um trabalho exige muitomais do que tempo e paciência, é necessário que o autor, quando reproduzir um texto ou uma parte que não seja de sua autoria, dê os créditos de quem o criou, citando o seu nome no texto e colocando as referências de quem escreveu. Isso é imprescindível para a elaboração de um trabalho, visto que a inobservância desse item é ilegal e pode gerar problemas para os autores com a justiça.

2.Desenvolvimento

Segundo Cruz (2008), plágio é uma cópia disfarçada e ilegal, que consiste no ato de assinar ou apresentar uma obra de outra(s) pessoa(s) de qualquer natureza (texto, música, pintura, escultura, desenho, fotografia, obra audiovisual), como sendo sua, sem o nome do autor e tentando apagar os vestígios da autoria original, num ato intencional de forjar a sua autoria dela, em prejuízodo(a)(s) verdadeiro(s) autor(es). A cópia literal (idêntica à original) é ilegal e, sendo comercializada, é pirataria. Se a cópia literal não for comercializada, é apenas uma cópia não autorizada, embora também seja ilegal, o delito não é tão grave.
2.1 Lei dos Direitos Autorais

No Brasil, a constituição Federal assegura os direitos dos autores através da Lei 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998,conhecida como Lei dos Direitos Autorais. De acordo com o seu Artigo 1° Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos do autor e os que lhe são conexos. Muitas pessoas se perguntam sobre os brasileiros que vivem no exterior, como também os estrangeiros que vivem no Brasil, o que acontece com eles? A Lei em seu parágrafo único diz que “Aplica-se o disposto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O plágio nos trabalhos acadêmicos
  • Plágio acadêmico
  • Plagios academicos
  • Plagio academico
  • plágio acadêmico
  • Plagio Academico
  • Plágio Acadêmico
  • Plágio Acadêmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!