Plágio acadêmico

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 26 de junho de 2012
1 Plágio Acadêmico

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.


Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento dalei” não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita.


Na universidade, o que se espera dos alunos é que estes se capacitem tanto técnica como teoricamente. Faz parte da formação dos alunos que estes sejam capazes de articular as ideias de autores de referência em suas áreas com as suas próprias ideias.


É fundamental que os alunos explicitem, em seustrabalhos acadêmicos, exatamente o que estão usando desses autores, e o que eles mesmos estão propondo. Ser capaz de tais articulações intelectuais, portanto, torna-se critério básico para as avaliações feitas pelos professores.


Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), podemos listar pelo menos 3 tipos de plágio:


1.1IntegralEnganam-se quem pensa que só faz plágio quem copia palavra por palavra um trabalho sem citar inteira a fonte de onde tirou.


1.2Parcial


Que ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras.


1.3 Conceitual


A utilização da ideia do autor escrevendo de outraforma, porém, novamente, sem citar a fonte original.






2 Não existe plágio de ideias


Millôr Fernandes, autor de frases antológicas, diz com irreverência: “Todo homem nasce original e morre plágio”. O Direito Autoral não exige novidade absoluta, mas apenas originalidade, visto que o criador recebe influências do contexto histórico social em que vive.Já podemos afirmar com segurança: não existe plágio de idéias, porque as ideias em si não são objeto de proteção (LDA-98, art. 8º, I). Elas são inapropriáveis, têm “trânsito-livre”, pertencem a todos, são da coletividade. A forma dada às ideias, contudo, é pessoal. Não se pode confundir, portanto, algo de todos com algo de cada um. Todo ato de criação, ao mesmo tempo em que se alimenta doacervo cultural de um povo, é, antes de tudo, um ato eminentemente pessoal.


O Direito Autoral protege a idéia materializada, que adquire forma pelo traço característico do autor, pela sua feição pessoal. Exemplificando: os manuais sobre Metodologia da Pesquisa trazem idéias (conteúdos) semelhantes. O que a lei autoral protege é a forma dada a essas idéias. A “roupa” com que ocriador veste as ideias é que é digna de proteção. O molde dado às idéias representa a personalidade do autor, o seu toque original, a sua maneira de dizer o conteúdo da disciplina. O Direito Autoral nasceu para estimular a criação, e não para engessá-la. Obras semelhantes podem perfeitamente coexistir de forma harmônica, sem a incidência de plágio. É preciso estar atento àqueles que, em tudo e emtodos, vêem a caracterização de plágio. O exagero existente na “plagiofobia” merece rechaço. Ir além do verdadeiro alcance da proteção autoral fere, inclusive, o direito de livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, previsto na Carta Magna (art. 5º, IX).


O plágio não pode ser tratado com parcimônia nemcom exagero. Michel Schneider (1990, p. 35) alerta sobre esses dois extremos: “Há duas maneiras de dizer que o plágio não é um problema: não percebê-lo em nenhum lugar; afirmar que ele está em todo lugar”. De acordo com Eco (2009, p.40):






Uma das coisas que não deverá fazer é citar uma fonte de segunda mão fingindo ter visto o original. E isto não apenas por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plagios academicos
  • Plagio academico
  • plágio acadêmico
  • Plagio Academico
  • Plágio Acadêmico
  • Plágio Acadêmico
  • Plágio academico
  • Plágio Acadêmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!