Pk.pd

317 palavras 2 páginas
III Baseado no artigo “The role of mechanism-based pharmacokinetic-pharmacodynamic (PK-PD) modelling in translational research of biologics”.
1. Discutir a importância do estudo de PK-PD de biofármacos, detalhando um dos três casos ilustrados no artigo.
O estudo de PK-PD pode auxiliar na predição da atividade do fármaco, extrapolando o resultado observado na espécie de estudo. Além da atividade, tem sido reconhecida sua importância para a caracterização da segurança do fármaco, principalmente durante a fase pré-clínica.
Uma abordagem padrão consiste no uso dos valores obtidos da farmacocinética para prescrever o perfil farmacodinâmico. Porém, este tipo de análise está sujeita a vários viés e sua acurácia é questionável. Um modelo único que descreva a PK-PD seria mais preciso e a extrapolação feita a partir dos valores obtidos mais confiável. Esse modelo é capaz de associar dose, exposição e resposta. A capacidade desse tipo de modelo de expandir os resultados através de espécies ou moléculas com mecanismos de ação semelhantes irá depender de um entendimento mais profundo dos detalhes fisiológicos das diferentes espécies onde os valores forem obtidos.
Caso clínico 2. Anti-CD11b antagonista recombinant protein.
Nesse estudo o modelo PK-PD foi usado para fazer uma ligação dos resultados obtidos em voluntários saudáveis e pacientes. Foi utilizada uma glicoproteína recombinante (UK-276,279) sendo esta antagonista seletivo de CD11b. A ligação do UK-276,279 ao CD11b de neutrófilos ativados ao sítio de inflamação. Estudos pré-clínicos com UK-276,279 sugeriram o envolvimento de dois mecanismos de clearance, neutrofílico e não-neutrofílico. Usando este conhecimento um mecanismo PK-PD baseado na expressão de CD11 foi desenvolvido para descrever a PD e PK tanto em voluntários saudáveis como em pacientes. A capacidade de predizer a PD em pacientes a partir de resultados obtidos em voluntários saudáveis é importante na fase de desenvolvimento de fármacos, como a fase

Relacionados