pjte

329 palavras 2 páginas
O artigo tem como escopoa contextualização das correntes abolicionistas e minimalistas, no tocante a legitimidade ou deslegitimação do sistema penal, bem como tece a relação do eficientismo penal e a expansão do própriosistema.
Há, no entanto, em meio ao conteúdo exposto no artigo, uma forte e tendenciosa ênfase ao abolicionismo, haja vista que a autora em questão é uma defensora da corrente abolicionista.
Nessaquestão, deve ser comentado que algumas concepções acerca da corrente abolicionista realmente fazem sentido, ao menos no campo das ideias, porém na prática não se pode ter a exatidão que seria algocabível/válido, e que modificaria da melhor forma o sistema penal atual.
A teoria abolicionista defende a tese do completo aniquilamento, não tão somente da pena, mas também do próprio sistema penal como umtodo e que esse por sua vez, seja substituído por modelos não formais e/ou penais como, por exemplo: o acordo, o perdão, a reparação civil, dentre outros métodos.
À luz dessa corrente, comofuncionaria na prática a sanção para alguém que comete um homicídio? A melhor medida seria o perdão? É, a realidade soa diferente da teoria e a aplicação passa a ser utópica; que o cárcere não é o método maispositivo e eficaz em relação ao assunto ressocialização, isso é notório, todavia não há outra forma de punição, se não privar o indivíduo da liberdade, para determinados crimes.
Por sua vez, acorrente minimalista apresentada traça uma linha tênue à corrente abolicionista. Não existe antagonismo dentre essas correntes, segundo o próprio artigo relata, a teoria minimalista é um conceito que emergeda teoria abolicionista.
O minimalismo é um movimento sob a influência da utilização da prisão (pena) sob última ratio, ou seja, o conflito social poderá ser analisado e resolvido por outra.

Relacionados

  • kant
    5218 palavras | 21 páginas
  • Trabalho
    17001 palavras | 69 páginas
  • Adm Mercadológicas
    16115 palavras | 65 páginas