Pitagoras

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL – UNIBRASIL
Camila Wippel
Elizama Cordeiro
Ingrid Fernanda da Silva
Juliana Santos Uchak
Semine Samaha Alves






PITÁGORAS












CURITIBA
2014
Camila Wippel
Elizama Cordeiro
Ingrid Fernanda da Silva
Juliana Santos Uchak
Semine Samaha Alves






PITÁGORAS


Trabalho desenvolvido na disciplina de Fundamentos daFilosofia, como parte da avaliação referente ao primeiro período do curso de Psicologia, orientado pela professora Veronica Alvares Cançado.




CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o filósofo Pitágoras, mais concretamente sobre sua vida, experiências, teorias e analisem filosóficas, especificando sua vida filosófica, mas também suas regras e visões matemáticas.
Temos comoobjetivo neste trabalho esclarecer possíveis duvida sobre a vida deste filósofo matemático, e mostrar teorias desconhecidas e analises que não foram apresentadas em sua época, mas que vem tomando grande proporção com o passar dos anos e os avanços dos estudos do mesmo.
Está organizada em duas partes, uma chamada de desenvolvimento, onde por meio de um texto explicamos grande parte de sua vida esuas teorias e a outra chamada de anexo onde estarão expostas curiosidades deste gênio que não foram tão reconhecidas em sua época.
A metodologia utilizada para esta trabalho foi a pesquisa bibliografia e a pesquisa eletrônica por meio da internet, enriquecida com algumas curiosidades expostas em livros.

DESENVOLVIMENTO
Nascido na Ilha de Samos em 582 a.C. e provavelmente faleceu em meados de496 a.C. Pitágoras foi reconhecido como um grande filósofo e matemático, que deu origem a um grupo de pensadores, religiosos e cientistas. Segundo relatos, foi conhecedor de lugares como Egito, Ásia Menor, Índia e China. Por volta de 529 a.C. começou uma importante jornada em sua vida quando chega a Crotona, chama de Magna Grécia, por conta de um tradição da ilha de Samos, Pitágoras foi expulso porcontrariar o governo de Polycrates.
Pitágoras não pensava apenas no modo filosófico mas sim em uma integridade onde visava uma reforma moral da sociedade de Crotona muito mais do que apenas uma escola de filosofia, com tudo, sem ser seu grande objetivo Pitágoras apoiou ativamente os governos aristocratas, sendo assim sua escola exerceu o controle politico de diversas colônias da Grécia ocidental,com maior força na parte sul da Itália. Suas influências politicas levaram a separação e dissolução da escola pitagórica onde Cylon provocou a primeira reação contra os pitagóricos o que levou a transferência de Pitágoras para a cidade de Metaponto onde permaneceu até sua morte.
Nas colônias fundadas pelos gregos na Itália, ate a metade do século V a.C., se manteve poderosa a ordem pitagóricainiciando assim uma perseguição violenta tendo todos os seus templos saqueados e incendiados, assim fazendo com que os últimos pitagóricos se refugiassem para Tebas.
Com o passar do tempo Filolaus, que foi o primeiro a escrever sobre o sistema pitagórico, retornou a Itália, que havia se tornado sede da Escola Pitagórica. Porém no final do século IV a.C. os pitagóricos já haviam desaparecidos comoescola filosófica.
Em uma de suas viagens para o Egito, Pitágoras impressionado com as pirâmides desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com esse teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.1
Suas descobertas e estudos foram sem dúvida,construtores para a base de todo o conhecimento matemático e geométrico, que nos influencia e beneficia até hoje. Atribui-se a ele também o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal, proporções aritméticas e várias descobertas sobre as propriedades dos números inteiros.
Na filosofia pitagórica afirmava-se que tudo é numero, ou seja, na concepção cosmogônica dos primeiros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pitagoras
  • pitágoras
  • Pitagoras
  • pitagoras
  • Pitágoras
  • Pitagoras
  • pitagoras
  • Pitagoras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!