Pisologia do trablaho

557 palavras 3 páginas
Freud (1905 - século XX) escreve os “Três Ensaios da Sexualidade Infantil”, mesmo tendo seu trabalho voltado para adultos, dava importância as primeiras fases da vida de seus pacientes. Dá subsídios para outras pessoas pensarem o trabalho com crianças, embora não tenha desenvolvido uma técnica (caso Hans). Deixou porém, grandes contribuições com seu pensamento entre elas estão: Vai falar do brincar, em seu texto: “Além do Princípio do Prazer”, quando fala no jogo do forte da criança por meio da imitação. Mostra a importância do brincar na elaboração dos conflitos, concebe a atividade lúdica como uma forma de elaboração. Outra postulação importante: a relação parental como base para a relação do futuro adulto. No jogo do forte da criança por meio da imitação, vai se colocar no papel ativo ou se experenciar de forma passiva. Possibilidade de simbolização da relação com a mãe, a fim de elaborar a separação desta. Pulsão de vida e pulsão de morte, a criança na relação com a mãe experimenta: pulsão de morte, na ausência da mãe e a pulsão de vida, na medida em que esta propicia a sobrevivência, ambas caminham juntas.

• Pulsão Freud tem muito a nos dizer quando o assunto é a formação dos sujeitos, por isso mesmo não tendo direcionado sua teoria para o tratamento com crianças pode-se entender o funcionamento geral do psiquismo humano. Uma das contribuições importantes refere-se à distinção de instinto e pulsão (trieb – termo alemão). Segundo ele, no animal podemos observar o instinto, uma vez que este é a resposta a um estímulo determinado, baseado numa necessidade fisiológica e que leva a um fim também determinado, onde encontra satisfação. Refere-se a um comportamento animal fixado pela hereditariedade, característico da espécie.

Exemplo: fome – buscar comida – satisfação. A pulsão é a tradução, a representação do que aparece no corpo como necessidade, só que neste lugar temos desejo. Não precisa de estímulo, uma vez em que é uma pressão

Relacionados