pisicologia

Páginas: 2 (399 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
O trabalho é entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano.
Antes de haver separação entre o trabalho manual e trabalho intelectual, trabalham juntas a execução e areflexão, em sua ocupação.
Porem agora, a alienação é total. Na manufatura (pré-capitalista) o trabalhador é explorado, mas não é despojado (esnobado) do seu saber.
A alienação é apenas do corpo.Já no capitalista ( trabalho industrial), o processo de trabalho é separado pelo capital que o remota ( distancia) à sua própria lógica. Ou seja, a divergência entre o trabalhador e as forçasintelectuais do processo material de produção, que são apropriadas pelo capital.
Já na relação hierarquia na indústria, ocorre divisão entre o trabalho manual e intelectual, em relação a técnico – científicos,sua função é organizar o processo de trabalho e os operários que executam.
Hierarquia: Dono, Diretor, Gerente, Supervisor, Peão, Estagiário.
Ou seja, a divisão das tarefas a serem executadas pelotrabalhador.

O Termo trabalho se refere a uma atividade própria do homem. O trabalho humano, precisa destruir o meio ambiente .No trabalho animal por exemplo,a aranha não precisa , pois elaconstrói no meio ambiente natural mesmo sem motivação.
O trabalho na verdade é quando você não recebe pelo o que faz, o emprego é o que recebe pelo esforço que você faz.
Na manufatura, ou modo de produçãopré-capitalista, o trabalhador é explorado, mas não é despojado do seu saber.
Na relação hierárquica os operários são submetidos á lógica que o capital impôs ao processo de trabalho. Os trabalhadorestécnicos-cientificos não só organizam o processo do trabalho, mas também torna uma estrutura hierárquica e reproduzem as relações sociais capitalistas.
É de Karl Marx a asserção de que todo novoestado da divisão do trabalho determina as relações dos indivíduos entre si com referência a material, instrumento e produto do trabalho.
Mas só passou a haver efetiva divisão quando se instalou uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PISICOLOGIA
  • pisicologia
  • Pisicologia
  • pisicologia
  • pisicologia
  • Pisicologia
  • pisicologia
  • Pisicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!