pisicologia questionario cap.01 do livro teoria de aprendizagem de valeria da hora

315 palavras 2 páginas
Questionário: A aprendizagem e o processo de aprender.

1º O que significa dizer que um aluno aprendeu a matéria?
R- Aprender não é somente memorizar. Neste capítulo entende-se que o ato de aprender engloba memória, interesse, atenção e inteligência. Onde todos esses aspectos são relevantes para o processo de aprendizagem. E que para que o aluno aprenda depende da forma em que se estabelece a relação entre professor e aluno, mesmo se o aluno for considerado inteligente ele pode apresentar dificuldades em alguma matéria em que não esteja estabelecida esta relação. Creio que dizer que o aluno aprendeu a matéria, é o modo como ele se posiciona diante dos problemas, onde sabe-se que o aluno só aprende se ele tiver interesse no assunto apresentado, pois assim ele passa a prestar atenção no que o professor esta explicando, e cabe ao professor despertar esse interesse através de métodos eficazes.
2º Porque dizemos que o construtivismo faz parte do conjunto das teorias interacionistas de aprendizagem?
R- As teorias interacionistas percebem a aprendizagem como um processo de inter-relação entre o sujeito e o objeto, e é por isso que podemos incluir o construtivismo a esse conjunto, pois além de ver a aprendizagem como um processo de interação ela também vê o aprendiz como sujeito ativo, construtor de seu próprio conhecimento.
3º De que maneira pais e professores podem auxiliar o processo de aprendizagem das crianças?
R- Os pais devem auxiliar seus filhos na resolução das atividades, acompanhando e estimulando as crianças nas atividades realizadas, fazendo com que as mesmas sejam capazes de superar suas dificuldades.Já os professores devem se preocupar com seus objetivos, métodos e conteúdos uma vez que ambos devem ser claros facilitando assim o processo de aprendizagem do aluno, que se preciso o mesmo também deve realizar revisões se necessário, para uma melhor fixação dos conteúdos por seus alunos, aproveitando seu conhecimento prévio .

Relacionados