PISICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A INFÂNCIA INICIAL: O BEBÊ E SUA MÃE

821 palavras 4 páginas
DELTON OLIVEIRA DA SILVA

CURSO: Direito
DISCIPLINA: Psicologia Jurídica
DOCENTE: Msc. Luiz Felipe Castelo Branco da Silva

RESENHA

PISICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A INFÂNCIA INICIAL: O BEBÊ E SUA MÃE
RAPPAPORT, Clara Regina. FIORI, Wagner da Rocha e HERZBERG, Eliana. Psicologia do Desenvolvimento. A Infância Inicial: O Bebê e Sua Mãe. EPU, 1981. p. 01/43.

I.CREDENCIAIS DOS AUTORES

II. RESUMO DA OBRA
Segundo Clara Regina Rappoaport, é importante um psicólogo ter noções como ocorre o processo de fecundação e crescimento no útero materno devido a algumas complicações no período de gestação, fazendo com que isso acarrete algum distúrbio físico ou mental. Os mais importantes fatores de risco biológicos para a ocorrência de alterações no desenvolvimento são observados na criança, e principalmente no recém-nascido. Destacam-se pela frequência e intensidade a prematuridade, malformações congênitas e um risco pouco reconhecido no período neonatal é o uso de drogas pela gestante. Observando tais aspectos pode-se dizer que tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação psicológica à gestante. Cada um contribuindo para a saúde física e mental tanto da mulher quanto do futuro bebê.
A chegada de um novo membro à família pode gerar um certo aumento na tensão familiar, pois traz a necessidade de uma reformulação nos papéis e nas regras de funcionamento da família, podendo ser maior ainda se a família não for bem estruturada para a chegada de um segundo filho, pois além de envolver questões financeiras, envolve também questões de atenção, cuidado e afeto para todos.
Como todos nós sabemos, os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento do ser humano já que as primeiras experiências definem alguns gostos, preferências e desenham o futuro comportamento. Nessa fase, o cérebro da criança sofre algumas mudanças: cresce, desenvolve e passa por períodos de aprendizagens, e por esta razão necessita de um

Relacionados

  • Brincar realmente faz parte do desenvolvimento cognitivo infantil?
    5615 palavras | 23 páginas
  • Psicologia da educação
    16286 palavras | 66 páginas
  • Historia psicologia
    21338 palavras | 86 páginas
  • Livros
    23637 palavras | 95 páginas