piscilcultura

1773 palavras 8 páginas
PIRARUCU, Arapaima gigas: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA VISANDO À
AQÜICULTURA SUSTENTAVÉL
Maria do Carmo Figueredo Soares*, Eugênio Augusto Pessoa de Noronha
*Departamento de Pesca e Aqüicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Rua Dom Manoel de
Medeiros s/n. Dois Irmãos, CEP 52171-900 Recife, PE. E-mail: mcfs@depaq.ufrpe.br

Resumo
Dentre as espécies de interesse comercial atualmente utilizadas na piscicultura se destaca o pirarucu, Arapaima gigas, endêmica da Bacia Amazônica, com grande potencialidade devido as suas características zootécnicas peculiares como: excelente qualidade da carne desprovida de espinhos, grande aceitação pela população e rusticidade para o manejo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o pirarucu, A. gigas, demonstrando seu potencial para emprego na piscicultura brasileira, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. O processo de criação, manejo e processamento do pirarucu gerarão maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), beneficiando economicamente os piscicultores e a sociedade, tornando importante os subsídios necessários aos que desejam ingressar na atividade.
Introdução
A. gigas, espécie de peixe popularmente conhecido por pirarucu, é um dos representantes mais antigos da família Arapamatidae, cuja linhagem tem sua origem antes da deriva da África e da América do Sul, ocorrida no período Jurássico.
A disponibilidade de alimento para a população mundial adquire, a cada dia, maior importância, sendo um fator limitante para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.
Suprir esta demanda é, sem dúvida, o atual desafio. Alimentos com alto valor nutritivo como os de origem aquática, advindos da pesca e aqüicultura, são muito importantes para a seguridade alimentar mundial, pois proporcionam 15,9% do fornecimento total de proteína animal. (Guimarães, 2005).
Dentre as espécies de interesse comercial que atualmente estão sendo utilizadas na piscicultura se

Relacionados

  • Psicultura
    1283 palavras | 6 páginas
  • Construções aquícolas
    1287 palavras | 6 páginas
  • Tanque de psicultura
    1124 palavras | 5 páginas