Piscicultura - tilápia

Páginas: 41 (10007 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Apresentação

A piscicultura é a arte de criar peixes. Para entrar na atividade comercialmente é necessário se munir de informações técnicas e treinamento adequado. Para ingressar no mercado de forma competitiva e com qualidade é preciso aprofundar o conhecimento sobre o assunto, e manter-se sempre atualizado acompanhando as atualizações do mercado.
A diretriz básica para o cultivo de peixesem viveiros escavados apresentados neste trabalho aplica-se ao cultivo da Tilápia e também servirá para outros peixes regionais.
Neste trabalho trataremos da criação de Tilápia em Viveiros Escavados.

Introdução

O Brasil destaca-se por possuir imenso potencial para o desenvolvimento da piscicultura, podendo ser uma alavanca de desenvolvimento social e econômico, possibilitando oaproveitamento efetivo dos recursos naturais locais, principalmente os hídricos e a criação de postos de trabalhos assalariados. Entretanto, existem inúmeras variáveis que condicionam ou afetam o sucesso de um empreendimento rural, sendo difícil determinar quais são aquelas que contribuem fundamentalmente para caracterizar um bom empresário rural.
A piscicultura constitui-se em um moderno sistema de produçãoagropecuária.
Entretanto, para obter os lucros esperados, devem-se manejar métodos adequados e modernos baseados em princípios científicos, ecológicos, tecnológicos e econômicos. Projetos executados sem as devidas análises econômicas podem constituir-se num caminho curto para o fracasso (Casaca e Tomazelli Júnior, 2001), como por exemplo, o conhecimento e análise dos custos de operação dosprojetos de cultivo de peixes (Saint-Paul, 1986).
Uma das modalidades de piscicultura que mais vem se desenvolvendo no Brasil é a criação de peixes em sistemas de tanques-escavados instalados em grandes reservatórios, constituindo-se numa alternativa viável para geração de empregos e renda (Agência Nacional de Águas, 2005).
As principais vantagens desse sistema produtivo são: menor variação dosparâmetros físico-químicos da água durante a criação; maior facilidade de retirada dos peixes para venda (despesca); observação dos peixes; redução do manuseio dos peixes; e diminuição dos custos com tratamentos de doenças (Furlaneto & Ayroza, 2006).
Os cultivos de tilápia se intensificaram particularmente no Nordeste e Sudeste do país, aumentando de 35para 68 mil toneladas. A produção mundial detilápias cultivadas ultrapassou 2 milhões de toneladas. O Brasil é hoje o 6º maior produtor de tilápia cultivada no mundo. No ano de 2005, a China era o maior produtor, com cerca de 980 mil toneladas (Kubitza, 2007).

1 - Agronegócio
Agronegócio também chamado de agribusiness, é o conjunto de negócios relacionados à agricultura dentro do ponto de vista econômico. Costuma-se dividir o estudodo agronegócio em três partes. A primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos (ou de "dentro da porteira") que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes produtores, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante (ou "da pré-porteira") aos daagropecuária, representados pelas indústrias e comércios que fornecem insumos para a produção rural. Por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos, etc. E, na terceira parte, estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde está à compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários, até chegar ao consumidor final.Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados e distribuidores de alimentos.
A definição correta de agronegócio é muito mais antiga do que se imagina e incorpora qualquer tipo de empresa rural. Em 1957, dois pesquisadores americanos reconheceram que não seria mais adequado analisar a economia nos moldes tradicionais, com setores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • Tilapias
  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • Tilápias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!