Piranhaismo ausente

949 palavras 4 páginas
Caroline Viana

Letícia Casagrande

MODELAGEM E REFORÇAMENTO CONTÍNUO

Análise Experimental do Comportamento
Relatório n.3

Março/2014

Turma “B”

PATO BRANCO – PR

RESUMO

Tem como intuito a explicação do experimento de Modelagem e Reforçamento Continuo. Sendo analisado as variáveis biológicas em questão do comportamento do sujeito. O experimento de modelagem é que o sujeito experimental pressione a barra com as duas patas por dez vezes consecutivas, anota-se as tentativas, comportamentos e os reforços liberados. Em seguida, inicia-se o experimento de reforçamento continuo onde a chave de controle é posta no automático, cada pressão a barra o sujeito recebe reforço "água", sendo feito o controle a cada 60 segundos. O experimento se encerra quando o sujeito fica dez minutos sem pressionar a barra. Desta forma, os experimentos contribuem para que se desenvolva habilidades que serão de suma importância na futura profissão.

Palavras chave: reforço, comportamento, sujeito experimental, experimentos.

INTRODUÇÃO

A modelagem consiste em reforçar as aproximações sucessivas tendo por fim um comportamento desejado.

De acordo com SKINNER (2003, p103) "assim o comportamento é fracionado para facilitar a análise. Estas partes são unidades que consideramos e cujas frequências desempenham um importante papel na busca das leis do comportamento".

Na modelagem o pesquisador modela o sujeito, de acordo com as respostas que deseja obter e durante o reforço além de fortalecer uma resposta particular, também aumenta a probabilidade de ocorrência da resposta em outras situações.

Citando SKINNER (2003, p101) "o condicionamento operante modela modela o

Relacionados