pirâmide alimentar

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
2 ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA
A sociedade civil e política acordaram para a necessidade urgente de se posicionar frente ao gravíssimo problema da fome e da miséria.
Poucas pessoas, porém, percebem que o mundo só será mais equilibrado e menos faminto quando cada pessoa, a começar por mim, independentemente de ser rico ou pobre, passar a comer de forma mais correta e mais completa.
As doenças que afome pode causar:
• Desnutrição
• Anemia
• Bócio (papo)
• Falta de vitamina A
• Carie dental
• Falta de micro nutrientes (zinco, ferro, iodo, etc).
A Alimentação Alternativa propõe o enriquecimento daquilo que se gosta como um concentra de minerais e vitaminas para se obter uma dieta mais equilibrada, sem mudar o sabor ou tipo de preparação.
2.1 URGÊNCIA DA FOME
Infelizmente, a fome aindaacompanha uma razoável parcela da humanidade. E se for levada em conta apenas para a alimentação essa parcela se torna majoritária. Em pleno século 21, a humanidade ainda não conseguiu proporcionar os todos os mais elementares das necessidades.
A dimensão da fome no mundo é tamanha que chega a ser surpreendente que não ocupe papel central entre as preocupa-se do mundo. A organização para aagricultura e alimentação (FAO), mantida pela Organização das Nações Unidas (ONU), garante que 815 milhões de pessoas passam fome no mundo. Não é carência nutricional ou falta periódica de alimentos, é fome crônica, mesmo. A ONU trabalha com o objetivo de reduzir esse índice pela metade ate 2015, mas a própria FAO considerou a meta "inatingível", mesmo que as vitimas da fome tenham encolhido em 14% nadécada de 90. A África lidera o ranking da fome entre os continentes, embora milhões sejam atingidos na Ásia e América do Sul e Central. O combate á fome deve receber os maiores esforços de quem se preocupa por um mundo melhor. Sem comida, não se pode nem discutir outros bens tão importantes, como educação e direito ao meio ambiente preservado.
Hoje tem gente morrendo de fome em um mundo queproduz alimento em capacidade para atender uma população bem maior. Neste exato momento, um prato de comida é bem mais importante que discussões sobre nova ordem mundial.

3 DESNUTRIÇÃO
A desnutrição é uma doença que é causada por dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica; também pode ser causada por má - absorção ou anorexia. Têm influencia de fator social, psiquiátrico principalmente ascrianças de terceiro mundo.
3.1 CAUSAS
A causa mais frequente da desnutrição é a má alimentação pela pobreza. Há anorexia e bulimia causa por doença psiquiátrica, acomete principalmente mulheres que nunca estão satisfeitas com sua auto-imagem, apesar de serem de fato extremamente magras. Ainda, outras patologias podem desencadear má absorção ou dificuldades de alimentação e prejudicar a nutrição.Em um individuo primeiramente com estado nutricional altamente limitado, sofre primeiramente com o gasto energético.
Com o esgotamento da glicose, a próxima fonte de energia a ser utilizada é o glicogênio armazenado nos músculos e no fígado. Em seguida, a gordura é liberada das reservas adiposas e transportada para o fígado. Isso causara aumento da acidez sanguínea pela liberação de corposcetônicos resultante desse metabolismo.
A pele fica mais fina, sem o tecido adiposo subcutâneo. Nessa etapa, as proteínas dos músculos e do fígado passam a ser a fonte final de energia. Há uma grande perda de massa muscular e as feições do individuo ficam mais semelhantes ao esqueleto e a caveira.
3.2 COMPLICAÇÕES
Coração: perde massa muscular, assim como os outros músculos do corpo. Em estado maisavançado há insuficiência cardíaca e posteriormente morte.
Sistema imune: torna-se ineficiente. O corpo não vai ter os nutrientes necessários para produzir as células de defesa. È comum infecções intestinais, respiratórias. A duração das doenças é maior e o prognóstico é sempre pior em comparação a indivíduos normais.
Sangue: È possível haver anemia relacionada á desnutrição.
A desnutrição é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piramide alimentar
  • Pirâmide alimentar
  • Pirâmide alimentar
  • Piramide Alimentar
  • Piramide alimentar
  • PIRAMIDE ALIMENTAR
  • Pirâmide Alimentar
  • Piramide alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!