piper alpha1988

413 palavras 2 páginas
ACIDENTE DE BHOPAL (1984)

- O vazamento de gases de uma fábrica de pesticidas do braço indiano da Union Carbide, dos EUA, matou milhares de pessoas expostas à substância. O acidente aconteceu nas primeiras horas do dia 3 de dezembro de 1984, na Carbide Pesticide Plante, localizada a cerca de 5 quilômetros de Bhopal. Na época, o diretor da empresa na Índia, Y P Gokhale, afirmou que o gás de isocianato de metila havia vazado depois que uma válvula de um reservatório subterrâneo da fábrica quebrou.

O vazamento provocou uma nuvem letal que se espalhou da fábrica para a cidade. Capital do estado de Madhya Pradesh, Bhopal tinha cerca de 900 mil habitantes, muitos vivendo em favelas. Caos e pânico se espalharam pela cidade e por áreas próximas enquanto milhares de pessoas tentavam fugir. Diversos acidentes de trânsito foram registrados.

Mais de 200 mil pessoas tiveram que ser atendidas em hospitais por sintomas como ardência nos olhos, bocas espumando e dificuldades respiratórias. Animais mortos eram vistos pelas ruas e os cemitérios da cidade foram enchendo rapidamente.

Logo que foram informadas sobre as dimensões do acidente, a polícia isolou a cidade, impedindo a passagem de veículos e a chegada de trens e aviões. Por rádio, autoridades pediam calma à população.

A fábrica da Union Carbide foi fechada imediatamente após o acidente e três funcionários graduados chegaram a ser detidos. Médicos e especialistas foram mandados para o local. O governo indiano abriu uma inquérito judicial, e o então primeiro-ministro, Rajiv Gandhi, visitou a área afetada.

Cerca de 30 toneladas de isocianato de metila estavam guardadas em estado líquido no reservatório que vazou. A substância se transforma em gás em contato com o ar a uma temperatura de 21 graus centígrados.

Funcionários da fábrica afirmam que o vazamento durou cerca de uma hora, mas moradores sustentam que o problema se estendeu por três horas e meia, até que o reservatório ficou vazio.Leia também:

Relacionados