Piper alpha - o que de rrado?

1272 palavras 6 páginas
Piper Alpha
O que deu errado?

São José dos Campos, 14 de março de 2012.

Karolyne Coutinho Coelho
Turma 3

Piper Alpha
O que deu errado?

São José dos Campos, 14 de março de 2012.

Introdução
Estamos em 1988 com três outras plataformas a Piper Alpha explora uma reserva de petróleo no mar do norte 180km a leste da Escócia. Como toda plataforma, Piper Alpha, se compõe de diversos módulos especializados: perfuração, produção e extração do gás do óleo cru, injeção do óleo e do gás nos dutos ligados a costa. Foi dentro de um módulo de injeção que provocou o acidente.
Do petróleo tirado do subsolo vão os elementos abstraídos: óleo, gás e uma mistura de hidrocarbonetos leves chamados de condensado. O condensado é succionado por uma bomba potente que o lança no duto principal. A bomba funciona com eletricidade, para atenuar o risco de excesso de pressão. A bomba é equipada com uma válvula de segurança. Por razões de segurança o sistema é duplicado, se a bomba A entra em pane a B entra em ação. As bombas estão no nível de 68 pés, as válvulas de seguranças ficam no mezanino, as bombas e as válvulas não estão diretamente em linha divisão uma das outras.

- Piper Alpha -
Como tudo aconteceu

Na manhã de 6 de julho de 1988, dia do acidente, a bomba A que estava em serviço começou a dar trancos, não é uma pane muito séria, ela poderia continuar a funcionar assim mas se possível era melhor fazer um pequeno reparo. O chefe de turno desvia o curso do condensado para a bomba B e avisa o chefe da manutenção. Para mandar consertar a bomba A o chefe da manutenção emite uma permissão para trabalho. Conforme os procedimentos essa permissão é assinada pelo chefe da produção, da segurança e de turno, uma cópia da permissão é depositada na sala de controle. A bomba A está isolada eletricamente pronta para ser consertada, mas no fim das contas o chefe da manutenção não programou o conserto e a permissão fica inutilizada. Em troca nesse dia, dois técnicos aguardam para

Relacionados