PIPER ALPHA DESASTRE

Páginas: 6 (1336 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Resumo:
PIPER ALPHA DESASTRE.
O vídeo relata a trágica série de eventos que resultaram na perda de 165 vidas e na destruição de uma das maiores plataformas de produção de gás e petróleo do norte.
- O acidente:
A 177 quilômetros de Aberdeen na Escócia, embaixo das águas mais furiosas do mar do norte, localiza-se o campo petrolífero PIPER. PIPER ALPHA, a plataforma que opera o campo foigigantesca, parecendo ser quase indestrutível. No seu pico de produção podia produzir 30.000 toneladas de petróleo por dia, mas na noite de 06 de julho de 1998 o inimaginável aconteceu. Em menos de três horas a enorme plataforma de PIPER ALPHA, a 198 metros acima do nível do mar e com 226 homens a bordo desapareceu.
- A plataforma e os fatos:
Foi construída em quatro módulos separados por paredes àprova de fogo. Foi feita de tal modo que as operações mais arriscadas, tais como perfurações, eram feitas o mais longe possível dos alojamentos dos operários.
Quando a PIPER ALPHA foi modificada para se tornar extratora de gás, parte do equipamento de compressão foi colocada próxima as salas sensíveis, como a sala de controle. Infelizmente, isso acarretou em conseqüências trágicas no futuro.Semanas antes do acidente, a equipe da PIPER ALPHA estava instalando um novo duto de gás, isto envolveu operações de soldagem e mudanças ma rotina operacional. A plataforma não foi fechada durante as obras e vários vazamentos de gás foram relatados, embora isto não fosse considerado anormal.
No dia do acidente, outra etapa do trabalho estava sendo feita, a plataforma tinha duas bombas quepressurisavam o gás antes de mandá-lo para terra. A bomba A foi tirada de serviço e uma válvula de descarga de pressão foi removida para manutenção. O cano aberto foi temporariamente lacrado com uma manilha cega. A equipe tinha a intenção de substituir a válvula, embora tal fato não tenha ocorrido.
O engenheiro encarregado completou a permissão de trabalho apropriada que especificava qualquer condiçãode risco no local de trabalho. Neste caso, a bomba de gás estaria inoperante devido à falta da válvula de descarga de pressão. Outra permissão foi também preenchida pela manhã para a bomba, está detalhava uma inspeção de rotina de duas semanas que não tinha sido iniciada ainda.
Quando a equipe parou o trabalho, o responsável levou à sala de controle a permissão para a válvula de descarga depressão. Ao encontrar o supervisor ocupado, decidiu ele mesmo assinar a licença, mas esqueceu de dizer ao supervisor que a válvula tinha sido removida e que a bomba A estava inoperante. Por não ter sido arquivada com as outras permissões de manutenção da bomba, ninguém que assumiria o próximo turno sabia das reais condições de trabalho, as quais eram potencialmente muito arriscadas.
- Sistema dePermissão de Trabalho:
O sistema de permissão de trabalho da PIPER estava deteriorado e já não funcionava corretamente. As pessoas não estavam percebendo de maneira correta os riscos do processo antes de preencherem a permissão, caso contrário, muitas das coisas que ocorreram na ocasião poderiam ter sido evitados.
- O desastre:
A segunda bomba de gás, a única em operação no momento, parou e casoela não fosse reiniciada, eles teriam que fechar completamente a base. Por ser alimentada por geradores e combustível a gás, toda plataforma poderia perder a potencia e, se isso acontecesse durante a perfuração, a perfuratriz poderia emperrar, causando prejuízo. Já que a manutenção não tinha realmente feito a bomba A funcionar, os supervisores presumiram incorretamente que seria seguroreiniciá-la.
Enquanto o gás fluía para dentro da bomba com alta pressão, a borda vazia temporária começou a enfraquecer e logo em seguida parou. Com 68 quilos de gás escampando, dentro de 30 segundos os alarmes disparam em todos os lugares.
O supervisor pressionou o botão do fechamento de emergência, fechando imensas válvulas nos canos de gás e petróleo que se elevavam do mar. Isto parou a produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piper alpha
  • Piper Alpha
  • Piper Alpha
  • piper alpha
  • Piper Alpha
  • piper alpha
  • Piper alpha
  • Piper alpha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!