pipao

2849 palavras 12 páginas
Dicionário de siglas: deciframos a sopa de letrinhas do carro moderno2
André Deliberato
Do UOL, em São Paulo (SP) 11/06/201419h49
Compartilhe624 Imprimir Comunicar erro
É comum fabricantes de automóveis criarem siglas (por exemplo, ABS) ou acrônimos (como o padrão "Isofix") para representar equipamentos e/ou tecnologias que surgem, principalmente, durante as etapas de projeto, desenvolvimento e construção de um carro. Muitas vezes, porém, este código -- a chamada "sopa de letrinhas" -- sai das pranchetas e invade a propaganda do carro, já na loja. Assim, o comprador corre o risco de colocar o automóvel na garagem sem saber exatamente o que é aquele recurso ou para que serve a função com nome cifrado.

UOL Carros elaborou uma lista -- em ordem alfabética -- com muitas destas siglas e seus significados. Se você tem dúvidas ou é aficionado pelo assunto, salve o endereço nos seus favoritos e consulte sempre que quiser.

Primeira dica: para encontrar uma sigla rapidamente, clique CTRL+F e digite-a no campo de busca que vai se abrir no navegador. E se tiver sugestões ou observações, use o campo de comentários.

Divulgação

Modelos da Subaru utilizam a sigla AWD para identificar a tração integral
A-B
ABC
ACTIVE BODY CONTROL: suspensão ativa desenvolvidA pela Mercedes-Benz com amortecedores hidráulicos de alta pressão, sensores e microprocessadores para ajuste da carroceria ao tipo de piso.
ABD, EDL ou XDS
AUTOMATIC BRAKING DIFFERENTIAL; ELECTRONIC DIFFERENCIAL LOCK; CROSS DIFERENTIAL SYSTEM: controle do bloqueio de diferencial, que pode redirecionar a tração de rodas que estão patinando para uma ou mais rodas com aderência, evitando que o carro saia de controle (em curvas) ou atole (no off-road).
ABS
ANTILOCK BRAKING SYSTEM: é o sistema antitravamento de freios obrigatório no Brasil desde janeiro deste ano. Evita, na frenagem brusca, que as rodas se travem, o carro escorregue e o motorista perca o controle.
ACE ou ARM
ACTIVE CORNERING ENHANCEMENT;

Relacionados

  • Carrinho de mao(projeto integrado)
    323 palavras | 2 páginas