Piomiosite associada ao DM e cirrose hepática.

1550 palavras 7 páginas
relato de caso

Piomiosite associada ao diabetes mellitus e cirrose hepática
Daniela Vichiato Polizelli1, Geise Cristina Geraldino2, Eduardo Narvaes2, Elisete Funes3,
Roberto Acayaba de Toledo4, Rita de Cássia Menin5

resumo
A piomiosite é uma infecção primária do músculo esquelético mais comum nos países tropicais. Adultos que desenvolvem a doença apresentam, na maioria dos casos, comorbidades associadas que comprometem o sistema imunológico, entre elas diabetes mellitus e cirrose hepática.
Palavras-chave: piomiosite, diabetes mellitus, cirrose hepática.

INTRODUÇÃO
A piomiosite é uma doença dos músculos esqueléticos. Pode acometer qualquer grupamento muscular por contiguidade ou disseminação hematogênica de foco a distância. Observa-se predileção pelos grupamentos musculares do tronco e dos membros inferiores. O Staphylococcus aureus é geralmente o agente etiológico mais encontrado nos casos descritos na literatura.1,2 Em relação ao diagnóstico da piomiosite, costuma-se observar atraso, devido à inespecificidade dos sinais clínicos no início do quadro. Pode, eventualmente, ser confundida com processos infecciosos ósseos ou articulares, tromboflebite, paniculite ou doenças sistêmicas.3

RELATO DE CASO
Mulher, 42 anos, com antecedente de cirrose hepática por vírus C (Child B) e diabetes mellitus tipo 2, foi admitida no

serviço de reumatologia com queixa de dor em face lateral de coxa direita há 20 dias. De início, a dor era súbita, com piora progressiva, forte intensidade, irradiação para todo o membro inferior direito e agravamento com a deambulação.
Acompanhando o quadro, referia episódio de febre medida de 38ºC e astenia. Ao exame físico, apresentava-se prostrada, hipocorada, ictérica, pressão arterial 100 x 70 mmHg, frequência cardíaca: 100 batimentos por minuto, temperatura axilar:
38,6 °C, dor à palpação de face lateral de coxa direita e dor à rotação interna e externa da articulação coxofemoral direita, sem sinais

Relacionados

  • diretrizes diabetes melitus
    174098 palavras | 697 páginas
  • Nutrição
    243293 palavras | 974 páginas