pioloto

925 palavras 4 páginas
OBJETO DA ÉTICA
Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade!
 Desta forma faz se necessário que o indivíduo conduza o seu comportamento de acordo com normas que julgar mais apropriadas ou mais dignas de ser cumprida.
 Estas normas precisam ser aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias. Agindo assim moralmente. PROBLEMAS MORAIS & PROBLEMAS ÉTICOS

PROBLEMAS MORAIS
(Problemas Práticos)

=

São os problemas que se apresentam nas relações efetivas, reais, entre indivíduos ou quando se julgam certas ações dos mesmos.

(Generalidade)

PROBLEMAS ÉTICOS
(Problemas teóricos)

São as reflexões sobre o comportamento prático. Quando o indivíduo toma uma decisão pautado na reflexão dá-se a passagem dos problemas práticos para os problemas teóricos.

O CAMPO DA ÉTICA
 A ética pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral.
 A função da ética é explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.
 O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. 
A ética parte do fato da existência da história da moral, isto é, toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas.

META-ÉTICA

ÉTICA

MORAL

CONDUTA
HUMANA

DEFINIÇÃO DA ÉTICA
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência do comportamento humano.

 Definições do Dicionário:
 Moral parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem (idéia para cada situação).
 Ética parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; ciência da moral (idéia de geral)
Ética vem do grego ethos que significa modo de ser ou caráter.
Moral vem do latim mos ou

Relacionados

  • O Pesadelo de Darwin - Análise Beck
    1281 palavras | 6 páginas
  • trabalho
    2994 palavras | 12 páginas
  • Avaliação
    23479 palavras | 94 páginas