pioliamida

1305 palavras 6 páginas
Poliamida6.
Reação de Polimerização
É uma poliamida formada pela condensação da caprolactama proveniente da sintetização dacicloexanona via um processo de oximação usando sulfato de hidroxilamônio seguido por um rearranjo catalítico

Reação de polimerização da poliamida 6:0.
Relação principais propriedades com estrutura química.
As poliamidas são polímeros lineares e termoplásticos. Possui grupos amida polares (CONH) espaçados regularmente e por isso cristalizam com alta atração intermolecular. Essas cadeias poliméricas também possuem segmentos de cadeia alifáticos que conferem uma flexibilidade na região amorfa. Então a combinação de cristalinidade com flexibilidade nas regiões amorfas faz com que esses polímeros sejam tenazes acima de suas temperaturas de transição vítrea.
As unidades repetitivas mais longas, isto é, maior distância entre os grupos repetitivos (CONH), tal como no caso do náilon 11, diminuem a atração molecular (menor cristalinidade e menor ocorrência de ligações hidrogênio) e, consequentemente, reduzem a capacidade de cristalização, e também as propriedades do polímero, em relação à resistência e térmica. Porém apresentam superior resistência à absorção de água. As poliamidas de unidades repetitivas mais curtas (maior número de pontes de hidrogênio), tal como no caso do PA6 e PA 6.6, apresentam altos valores de absorção de água em relação às poliamidas 6.10, 11 e 12.
A influência do grau de cristalinidade das poliamidas é marcante nas propriedades físicas do material. A presença de água funciona como um plastificante no polímero, separando as cadeias moleculares e diminuindo a cristalinidade e a temperatura de transição vítrea (Tg) do polímero de um valor de ordem de 50°C para 0°C. Consequentemente, se reduz, por um lado, a rigidez e a resistência ao impacto e a tenacidade dos mesmos. A absorção de água interfere na cinética de cristalização dos náilons.
A interação entre o grau de cristalinidade e o teor de umidade do polímero é um

Relacionados