Pintura do Neoclacicismo

1366 palavras 6 páginas
Neoclacicismo

Entre o século XVIII e XIX, no final de um e início do outro surge o estilo chamado Academicismo ou Neoclassicismo, na França. De acordo com os neoclassicistas, só haveria arte, se os artistas resgatassem os ideais gregos e renascentistas. Dessa forma, a arte nesse período era considerada bela. A pintura do neoclassicismo

A pintura é inspirada na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, principalmente em Rafael, um pintor que se destacou por usar o equilíbrio entre as cores. As Revoluções Francesa e Industrial causaram grandes mudanças nas artes nesse período. Geralmente as obras expressavam fortes emoções e um realismo, fazendo da obra uma grande influência para a época.

Principais Pintores

Jacques Louis David
Jean Auguste Dominique Ingres
Benjamin West
Angélica Kauffman
Nicolas Antoine Taunay

Jacques Louis David

Jacques-Louis David, conhecido somente como David, nasceu em Paris, no dia 30 de agosto de 1748, e faleceu em Bruxelas, em 29 de dezembro de 1825.
Pintou fatos relacionados à vida do Imperador Napoleão, se tornando pintor oficial. As características encontradas em suas obras foram: realismo, emoção, sentimentos, o imperador, etc.
Em 1782, casou-se com Charlotte Pécoul, que herdaria um generoso dote. Divorciaram-se em 1794 – Charlotte era monarquista, e David, revolucionário. Quando David foi preso, no entanto, Charlotte lutou por sua liberdade, e o casamento foi reatado em 1796.
David é o pintor mais característico do neoclassicismo.

A vida de Jacques-Louis David contada através de suas obras

Antíoco e Estratonice (1774)

Foi com esta tela que Jacques-Louis David ganhou o prêmio Roma, na quinta vez que o disputou. Este prêmio era uma bolsa de estudos cedida pelo governo francês para talentos promissores, através de uma disputa. O vencedor passava alguns anos estudando em Roma. David era de uma família abastada, que

Relacionados

  • Idade moderna
    613 palavras | 3 páginas
  • estilos e escolas de arte
    1822 palavras | 8 páginas