PINOS

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
PINOS
É uma peça cilíndrica ou cônica, oca ou maciça que serve para alinhamento, fixação e transmissão de potência. Geralmente é feita de ferro fundido ou ainda aço-liga.
Existem ainda outros tipos de pinos, um exemplo são as cavilhas, também, são chamados pinos estriados, pinos entalhados, pinos ranhurados ou, ainda, rebite entalhado. A diferenciação entre pinos e cavilhas leva em conta oformato dos elementos e suas aplicações. Por exemplo, pinos são usados para junções de peças que se articulam entre si e cavilhas são utilizadas em conjuntos sem articulações; indicando pinos com entalhes externos na sua superfície. Esses entalhes é que fazem com que o conjunto não se movimente. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de cavilha e de pinos.Os pinos se diferenciam porsuas características de utilização, forma, tolerâncias dimensionais, acabamento superficial, material e tratamento térmico.
Tipos de pinos:
Pino de segurança
É usado principalmente em máquinas-ferramentas como pino de cisalhamento, isto é, em caso de sobrecarga esse pino se rompe para que não quebre um componente de maior importância.
Pino cônico
Feito geralmente de aço-prata, é temperado ou não eretificado.Tem por diâmetro nominal o diâmetro menor, para que se use a broca com essa medida antes de calibrar com alargador.
Pino de união
Tem funções secundárias como em dobradiças para caixas metálicas e móveis.
Pino de ajuste (guia) temperado
É feito de aço-prata ou similar e é temperado, revenido e retificado. Pode resistir a grandes esforços transversais e é usado em diversas montagens,geralmente associado a parafusos e prisioneiros.
Pino estriado:A superfície externa do pino estriado apresenta três entalhes e respectivos rebordos. A forma e o comprimento do entalhes determinam os tipos de pinos. O uso destes pinos dispensa o acabamento e a precisão do furo alargado.

Pino tubular fendido:Também conhecido como pino elástico, é fabricado de fita de aço para mola enrolada. Quandointroduzido, a fenda permanece aberta e elástica gerando o aperto.Este elemento tem grande emprego como pino de fixação, pino de ajuste e pino de segurança. Seu uso dispensa o furo alargado.Há um pino fendido elástico especial chamado Connex, com fenda ondulada cujos cantos estão opostos entre si. Isto proporciona uma força de ajuste maior em relação ao pino elástico comum.
Cupilha ou contrapino:Trata-se de um arame de secção semicircular dobrado de tal forma a obter-se um corpo cilíndrico e uma cabeça. A cupilha é usada principalmente para travar porcas-castelo.É importante ressaltar que um pino qualquer ao se quebrar deve ser substituído por outro com as mesmas características de forma, material, tratamento e acabamento.
Pinos e cupilhas:
Pinos e cavilhas
Os pinos e cavilhas têm afinalidade de alinhar ou fixar os elementos de máquinas, permitindo uniões mecânicas, ou seja, uniões em que se juntam duas ou mais peças, estabelecendo, assim, conexão entre elas.Veja os exemplos abaixo. Os pinos e cavilhas têm a finalidade de alinhar ou fixar os elementos de As cavilhas, também, são chamados pinos estriados, pinos entalhados,pinos ranhurados ou, ainda, rebite entalhado. A diferenciaçãoentre pinos e cavilhas leva em conta o formato dos elementos e suas aplicações. Por exemplo, pinos são usados para junções de peças que se articulam entre si e cavilhas são utilizadas em conjuntos sem articulações; indicando pinos comentalhes externos na sua superfície. Esses entalhes é que fazem com que o conjunto não se movimente. . A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos decavilha.
Pinos e cavilhas se diferenciam pelos seguintes fatores:
· utilização
· forma
· tolerâncias de medidas
· acabamento superficial
· material
· tratamento térmico




 
Pino
O pino une peças articuladas. Nesse tipo
de união, uma das peças pode se movimentar por rotação.

 














Cavilha : A cavilha une peças que não são articuladas entre si.

 
Contra-pino ou cupilha
O contra-pino ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pinos
  • Pinos
  • Pinos
  • pinos
  • Pinos Caracteristicas
  • Eixos e Pinos
  • ACIONAMENTO DE PINOS
  • Pinos Mecânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!