Pinoquio as avesssas

515 palavras 3 páginas
Pinóquio às avessas. livro conta a história de Felipe, um garoto esperto e curioso, que gosta de fazer perguntas e também gosta muito de sonhar.
Ao chegar a idade escolar ele se depara com situações confusas. É orientado a ter tempos e momentos certos para pensar sobre determinada coisa, ele sente difculdades na escola, até o dia em que consegue se reprimir e consegue também estudar e formar-se em especialista de linguiças.
Quando tonra-se um adulto lembra de seus sonhos e de um pássaro que tanto tempo passou ao seu lado em sua infância. e no final, numa bela noite ele sonha que a FAda Azul o transforma em criança novamente.
Rubem Alves critica a escola como sendo a responsável por tirar a imaginação e a criatividade da criança, querendo sempre transformá-la em um adulto em potencial.

Fazendo uma paródia entre o conto de fadas, a história de Pinóquio: um boneco que se transforma em menino que quer brincar, se divertir e ao fugir da escola para brincar com "sua turma", suas orelhas transformam-se em grandes orelhas de burro.
A história, portanto, se inicia com um destaque à forma como os pais conversam com as crianças a respeito do colégio. Geralmente, os alunos, antes de frequentar esta instituição, perguntam, para a mãe, ou para o pai, a finalidade de ir até lá, o que elas farão nesse lugar, quem será o responsável por elas, entre outras questões.
O autor desperta, então, a atenção do leitor para o fato de muitos pais dizerem, aos filhos, que na escola eles aprenderão tudo sobre a vida e sobre o que mais desejarem saber, para demonstrar como algumas informações podem prejudicar, seriamente, o processo educativo, o autor apresenta a história de um menino, chamado Felipe, que ao frequentar, pelo segundo dia, a escola, faz uma pergunta à professora: "Por que temos que estudar dígrafos?". E a professora, sabiamente, responde: “Isso vai cair no vestibular”. O menino, então, interpreta que todo conhecimento adquirido na escola serve, apenas, para passar no

Relacionados