Pinganho 2

1026 palavras 5 páginas
Pingadinho 2 – Cidadania
Disciplina: Fundamentos da Realidade Brasileira
Aluna: Daiane L. Bottega Azambuja
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Professora:

A partir da leitura dos textos e da análise da história em quadrinhos, responda as questões abaixo.
1. Qual a sua compreensão sobre cidadania?
Cidadania compreende os direitos e deveres reservados ao integrante de uma sociedade ou comunidade que devem ser cumpridos igualmente por todos.
2. Quais os direitos que compõem a Cidadania conforme José Murilo de Carvalho?
“O autor que desenvolveu a distinção entre as várias dimensões da cidadania, T.A.Marshall, sugeriu também que ela, a cidadania, se desenvolveu na Inglaterra com muita lentidão. Primeiro vieram os direitos civis, no século XVIII. Depois, no século XIX, surgiram os direitos políticos. Finalmente, os direitos sociais foram conquistados no século XX. Segundo ele, não se trata de sequência apenas cronológica: ela é também lógica. Foi com base no exercício dos direitos civis, nas liberdades civis, que os ingleses reivindicaram o direito de votar, de participar do governo de seu país. A participação permitiu a eleição de operários e a criação do Partido Trabalhista, que foram os responsáveis pela introdução dos direitos sociais”.

(CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil, o longo caminho.Pag.4)

Segundo o autor, desta forma são definidos os direitos que compõe a cidadania:
Direito Civil: Compreende a liberdade individual, liberdade de ir e vir, de imprensa, livre pensamento e fé, propriedade, poder concluir contratos válidos, direito a justiça garantindo a defesa e afirmando todos os direitos em termos de igualdade com os outros, e encaminhamento processual.
Direito Político: É o direito que garante ao cidadão participar do exercício político do poder de duas formas, como membro possuindo autoridade política e como eleitor escolhendo seus representantes. Instituições: Parlamento e conselhos dos governos locais
Direito Social: Refere-se a tudo,

Relacionados