pingadinho DURKHEIM

926 palavras 4 páginas
PINGADINHO 2- – SOCIOLOGIA –DURKHEIM

Nomes: Mauri Uez Vedovatto .

Responda as questões abaixo:
1. De acordo com Émile Durkheim (1975) “É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar; se os desrespeitamos, muito gravemente, eles se vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não estarão em estado de viver no meio de seus contemporâneos, com os quais não encontrarão harmonia. (...) Há, pois, a cada momento, um tipo regulador de educação, do qual não podemos separar sem vivas resistências, e que restringem as veleidades dos dissidentes. (ibidem., p. 36-7).
a. Considerando a frase acima, qual a função da educação para o autor?
b. Por que para o autor a educação (formal e informal) é um elemento de integração dos indivíduos à sociedade?
2. Como o texto base descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
3. Em seus estudos, ele concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem a algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio ele desenvolve dois dos seus principais conceitos: Instituição Social e Anomia. Esclareça estes conceitos.
4. Para Durkheim O crime, definido como um “ato que ofende certos sentimentos coletivos” apesar da sua natureza aparentemente patológica, não deixa de ser considerado como um fenômeno normal. Justifique esta afirmação a partir dos conceitos de Fato social Normal e Fato Social Patológico.
5. Por que um quadro de anomia pode levar o indivíduo à depressão ou ao suicídio?
6. O que é desvio social? Exemplifique.
7. No passado alguns comportamentos foram considerados como desvio social e que hoje não são? Exemplifique
8. Podemos dizer que para Durkheim os sentimentos

Relacionados

  • Pingadinho 2 - Durkheim
    478 palavras | 2 páginas
  • pingadinho - 3
    597 palavras | 3 páginas
  • PINGADINHO 1 SURGIMENTO SOCIOLOGIA
    612 palavras | 3 páginas