PINGADINHO 1 SURGIMENTO SOCIOLOGIA

288 palavras 2 páginas
PINGADINHO 1 – SOCIOLOGIA – SURGIMENTO

Nome: _____________________________________________________________

.

Responda as questões abaixo:

1. O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Que mudanças foram estas? Quais as conseqüências?
2. Por quais razões a sociologia teve que ater-se a estudar e entender a religião no início da sua constituição?
3. Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
4. O que significa “laicização da sociedade”?
5. O que é Evolucionismo?
6. Em 1859, quando foi publicada "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, toda a edição foi vendida no primeiro dia. O princípio da seleção natural determina quais membros da espécie têm mais chance de sobrevivência. As crias não são reproduções idênticas de seus pais. Um leão pode ser ligeiramente mais rápido ou mais forte do que os pais; uma girafa pode desenvolver um pescoço mais comprido do que o dos pais. A cada geração, a característica favorável torna-se mais pronunciada e mais difundida nas espécies. Com o passar dos séculos, a seleção natural elimina as espécies antigas e produz nova. Hoje sobrevivem ainda poucas espécies das que habitavam a Terra, havia 10 milhões de anos, mas apareceram muitas outras, entre elas os humanos. Os homens seriam produtos da seleção natural. Qual a influência deste pensamento na Sociologia positivista? Quais as conseqüências?
7. Os primeiros pensadores sociais positivistas responderam aos questionamentos e reivindicações sociais com a noção de “ordem e progresso”. Esclareça esta frase.

Relacionados

  • PINGADINHO 1 SURGIMENTO SOCIOLOGIA
    612 palavras | 3 páginas