Pinacoteca do Estado de São Paulo

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014


Em 1897 o Governo do Estado cede um terreno junto ao Jardim da Luz ao Liceu de Artes e Ofícios que ministra gratuitamente cursos de artes aplicadas. O escritório de Ramos de Azevedocria então uma construção que nunca chega a ser concluída, ficando em falta principalmente uma cúpula projetada e o revestimento final. Mas acaba tendo como resultado um edifícioneoclássico de simetria espelhada com amplas janelas, colunas, pilastras e paredes de tijolos sem revestimento, deixando transparecer a técnica construtiva.

No ano de 1905 o secretário doInterior e da Justiça solicita uma sala no Liceu de Artes e Ofícios para instalar a Galeria de Pintura do Estado, e em 1911 a Pinacoteca é fundada pelo poeta e mecenas Freitas Valle, pelopolítico Sampaio Vianna, pelo engenheiro Adolpho Pinto e por Ramos de Azevedo, que dirige o Liceu e a Pinacoteca de 1905 a 1921. Em seus primeiros anos, são organizadas a 1ª e a 2ª ExposiçõesBrasileiras de Belas Artes (1911 e 1912), a Exposição de Arte Espanhola (1911) e a Exposição de Arte Francesa (1913), além de algumas mostras individuais.
Até os anos 1930, esse acervoé ampliado em função de doações privadas e aquisições do Estado. Foi então que o incêndio de 1930, bem como as revoltas políticas de 1930, a Revolução de 1930 e a RevoluçãoConstitucionalista de 1932, fazem do museu um quartel improvisado e deixam a Pinacoteca fechada por dois anos. Tendo sua reabertura apenas em 1947. Entre os anos de 1932 e 1935, a Pinacoteca funcionasob o controle da Escola de Belas Artes, que passa a se responsabilizar pelo museu.
O espaço do edifício da Praça da Luz é compartilhado pela Pinacoteca e pela Escola de Belas Artes até osanos 1980. Na década de 1960, o prédio abriga também a Escola de Arte Dramática. É somente em 1982 - quando o prédio é tombado, que o museu passa a contar com um espaço exclusivo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Pinacoteca do estado de são paulo
  • Visita à pinacoteca do estado de são paulo
  • Visita na Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo e Análise de Obra.
  • pinacoteca são paulo
  • Pinacoteca do Estado de Su00E3o Paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!