Pin 2011 gestão hospitalar

Páginas: 13 (3074 palavras) Publicado: 5 de maio de 2011
3-Introdução:

Civilizações da Antiguidade/Os hititas

Um império nunca suspeitado, o Império Hitita foi tratado durante anos, desde que o homem se interessou pela história dos povos antigos, como um amontoado de tribos sem grande importância.
O Egito e todas as maravilhas lá encontradas falavam de um império poderoso, que enchia os olhos dos exploradores e estudiosos com tantas descobertasdeslumbrantes.
Quem eram os Hititas então?

4-Seguindo as pistas

Antes mesmo da Bíblia, vamos achar menção aos hititas na Odisséia onde são chamados de Khetas.
No Antigo Testamento existem passagens que dão conta de um povo chamado Hittim, mas de um modo geral, eles eram vistos como uma das muitas tribos que habitavam a Síria.
Segundo C.W. Ceram, há menções no Livro dos Livros e há umaindicação no Genesis, que dá a entender que em algum período os hititas podem ter sido os governantes da chamada Terra da Promissão, quando Abraão pede aos filhos de Heth o direito de sepultar o morto.
Na verdade os hititas são muitas vezes mencionados na Bíblia mas há um trecho, que coloca o rei dos hititas no mesmo patamar dos faraós é em IV Reis, VII, 6:...Sem dúvida, que o Rei de Israel mandouassoldadar contra nós os reis dos Hititas e dos Egípcios, e ei-los aí, vem sobre nós.
[pic]
carta de Amarna
Os assírios mencionavam a Terra de Hatti em muitos documentos. Os egípcios se referiam aos Ht ou como foi criada uma fórmula para se pronunciar, os Heta. Nos muros dos templos egípcios havia muitas menções aos hititas, mas nada que houvesse chamado atenção para a grande importância dessepovo. Todos estavam ainda abismados com as descobertas no próprio Egito.
Quando foram encontradas, em Amarna, a cidade egípcia do faraó monoteísta Akhenaton, os arquivos registrados em tabuinhas de argila, contendo informações as mais variadas sobre os povos da época, os hititas começaram a tomar forma.Com o estudo dos arquivos de Amarna, pode ser situada a época e medido o tamanho e o poder doshititas.
Akhenaton já estava situado na história (1370-1350 a.C.) e se o rei hitita, Supiluliumas escreveu a ele para parabenizar sua subida ao trono, estava portanto datado também.
Através dos assuntos das cartas dos hititas, pode-se deduzir que eram um país em pé de igualdade com o Egito.

5-Um império a ser descoberto

O século XIX foi rico em curiosos, que a partir das maravilhosasdescobertas no Egito, se embrenharam por locais esquecidos, em busca de sonhos.Assim como Schliemann procurou Tróia, Charles-Marie Texier saiu em busca de Tavium (cidade fundada pelos celtas na época da dominação romana). Ele se dirigiu a Boghazköy (Turquia) porque já havia menções a ruínas lá avistadas por William Hamilton, que também pensava serem de Tavium.
[pic]
Império Hitita
Ao voltar a Paris epublicar a descrição de todas as maravilhas que vira, abriu um novo campo para estudos, pois ninguém sabia explicar que povo teria sido tão importante e poderoso a ponto de deixar tais monumentos, e ser ainda desconhecido.
Em 1822 em Hamath (Síria) foram arrancados da parede de um bazar, pedras inscritas, que o povo acreditava milagrosas. Houve inclusive revolta popular, mas as pedras foramenviadas para o Museu Britânico por William Wright, e ninguém sabia a que povo haviam pertencido.
E assim, em diversos outros locais desde a costa do mar Egeu, Anatólia e Síria, foram encontrados os mesmos sinais e esculturas.
Só em 1880 o arqueólogo Archibald H. Sayce, depois de muito pesquisar afirmou perante a comunidade científica que os Heteus , o povo do Antigo Testamento eram os hititas,cujas ruínas podiam ser encontradas na região da Ásia menor e todos riram dele.
Ele foi chamado de inventor dos hititas, mas a confirmação do que dizia, veio através dos estudos do alemão Hugo Winckler que desenterrou cerca de 10 000 tabletes em escrita cuneiforme em Boghazköy e conseguiu a chave para decifrá-las.O Império Hitita havia sido descoberto!

6-Localização geográfica

No planalto da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão 2011
  • Gestão hospitalar
  • Gestão hospitalar
  • Gestão hospitalar
  • Gestao hospitalar
  • Gestão Hospitalar
  • Gestao hospitalar
  • gestao hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!