pimenta malgueta

722 palavras 3 páginas
Bromatologia da pimenta malagueta in natura e processada em conserva

INTRODUÇÃO

A pimenta malagueta é umas das especiarias mais consumidas no mundo, encontra-se presenta na culinária brasileira há mais de meio milênio. A expansão do cultivo dessa especiaria deu-se principalmente devido a grande procura no mercado externo e interno. No Brasil, seu cultivo é feito principalmente em algumas cidades da Região Nordeste, Sudeste e Sul. Além de serem consumidas ao natural, as pimentas abastecem a agroindústria e podem ser processadas e utilizadas em várias linhas de produtos, ocupando lugar de destaque entre as espécies condimentares mais utilizadas, superadas apenas pelo alho e cebola. Apresentam mais vitaminas A e C superiores aos encontrados no pimentão. O cultivo em nosso país ainda acontece de maneira rudimentar, movimentando em torno de 80 milhões de reais por ano, incluindo o consumo interno e as exportações.

OBJETIVO

O objetivo do trabalho foi obter caracterização físico-quimicas da pimenta malagueta (capsicum frutescens ) in natura e processadas em conserva, além de definir se, após o processamento , a hortaliça apresentou perda na qualidade nutricional , com o intuito de fornecer subsídios para o desenvolvimento da pesquisa tecnológica dessa espécie e divulgar o potencial nutritivo dessa hortaliça com e sem o processamento.

METODOLOGIA

Esse estudo foi realizado no período de Dezembro de 2010 a março de 2011 nos Laboratórios de Quimica Analitica e Bioquimica, núcleo de estudos em Ciencia de Alimentos (NECAL), Lab. De Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal ,da Universidades do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Juvino Oliveira, Itapetinga – BA.
A matéria prima utilizada foi a pimeta malagueta in natura e processada em conserva de lotes adquiridos dos produtores do Municipio de Barra do Choça, intermediada pela fabrica de pimenta em conserva localizada em Vitoria da Conquista – BA. As pimentas foram selecionadas em estádio de maturação

Relacionados

  • Porque
    10184 palavras | 41 páginas