PIM I parte

Páginas: 9 (2101 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

BRIDGESTONE

Para cada modelo de organização haverá um modelo de gestão de pessoas correspondente.

Modelo competitivo de gestão de pessoas

Segundo Fischer, conhecido como modelo competitivo. Nesse modelo o foco da organização é na sua capacidade de adaptação a esse ambiente de constantes mudanças e demandas dos clientes.
Desde a fundação da Bridgestoneutiliza-se o modelo competitivo de gestão de pessoas. Esse método vem se aprimorando e melhorando o relacionamento interpessoal com o passar do tempo.
Nele as pessoas geridas por um modelo competitivo de gestão de pessoas são acima de tudo conscientes da responsabilidade pelo seu desenvolvimento pessoal. Os profissionais nesse modelo são levados a pensar na melhoria contínua de seus processos detrabalho, na importância da inovação, na geração de capital intelectual para a organização, nas parceiras estratégicas e na importância do processo de aprendizagem e conhecimento para o sucesso organizacional.
Os gerentes têm como foco os resultados do negócio, e atuam como orientadores do desenvolvimento das pessoas e das competências organizacionais.
A área de recursos humanos assume um papeltotalmente diferente nesse novo contexto.
O modelo competitivo é assim denominado em função de dois fatores principais: o ambiente competitivo no qual atua e o foco no desenvolvimento de competências.
Com a implementação do método competitivo, espera-se conseguir direcionar a energia das pessoas para as necessidades organizacionais, e que issoaconteça gradativamente, com a melhoria na adequaçãodo processo.
O RH torna-se um parceiro estratégico: aquele que ajuda a comunicar e disseminar a estratégia organizacional para todas as pessoas. Também exerce um papel importantíssimo como agente da mudança, num cenário em que a empresa sofre influências constantes e precisa se adaptar rapidamente para sobreviver.

FERRAMENTAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO QUE UTILIZADO PELA EMPRESA.
Ferramentas deRecrutamento: Iniciam-se o recrutamento, definindo a descrição dos cargos, para que o recrutador saiba o quem está procurando. Para isso, utilizam-se também diversos tipos de formulários para candidatura.
A Bridgestone utiliza o recrutamento interno e externo, no interno as notícias sobre as vagas em aberto chegam aos colaboradores através de cartazes, mensagens na intranet, entre outros.
Jáno recrutamento externo são feitos recrutamento em universidades, agências de emprego, mídia, clientes, ou agências de recrutamento. Com este tipo de recrutamento a empresa tem a vantagem de trazer novas idéias para a organização, renovar e enriquece os recursos humanos da organização.

Ferramentas de Seleção: A partir da entrevista as chances de erro na contratação são minimizadas, portanto amelhor opção para o levantamento de dados.
Aplicam-se testes de conhecimento ou práticos como, por exemplo, o uso de microcomputador, digitação, operação de empilhadeiras, entre outros, que representem a realidade do trabalho que aquele o candidato poderá assumir. Em alguns casos, quando a função exigir maiores esforços mentais e intelectuais optamos pelo profissional de psicologia, que fornecerásubsídios sobre personalidade, características pessoais passadas, atuais e provavelmente futuras.

DESCREVER O PROCESSO DE SELEÇÃO QUE A EMPRESA UTILIZA
Determinação de necessidades de pessoal: os supervisores preveem com certa precisão os recursos humanos de que necessitam. Esta previsão é feita de acordo com os objetivos, os orçamentos ou as tendências da empresa,
A empresa possui umformulário de requisição de pessoal, que é emitido pela área que requisita o empregado. Este formulário indica o motivo da requisição e o perfil desejado, o empregado a ser admitido, e também o cargo, o horário de trabalho, salário previsto e data de emissão.
Com esta preparação o departamento de RH identifica as fontes de recrutamento e determina as qualificações do candidato ideal.

Técnicas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PIM partes
  • Parte I
  • Pim i
  • PIM I
  • Pim i
  • Pim i
  • Pim i
  • Pim i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!