PIM VIII

Páginas: 12 (2779 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2014
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 3
1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 4
1.1 Estratégia de liderança em custos 4
1.2 Estratégia de diferenciação 5
1.3 Estratégia de liderança em custos focada 5
1.4 Estratégia de diferenciação focada 5
2 ESTRATÉGIA E DIRETRIZES NO PNQ 6
3 ANÁLISE DO AMBIENTE CONCORRENCIAL 7
4 POSICIONAMENTO COMPETITIVO 8
5 FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA 9
6 IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA 10
7ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E REVISÃO DE ESTRATÉGIA 11
CENÁRIO SKIN MAX 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO

A Gestão Estratégica objetiva alcançar o máximo de eficácia. Por exemplo: se o objetivo da organização é o lucro, ela irá dedicar-se a tomar decisões sobre que insumos e processos de elaboração utilizar para aumentar a eficácia, a eficiência e o lucro. Ela visa alcançar osobjetivos pretendidos da melhor maneira possível.
De acordo com Oliveira (1998), após estabelecer os objetivos a serem atingidos é necessário, agora, definir como eles serão alcançados. Por exemplo, o objetivo do aluno “concluir o curso”. Para isso, ele estabelecerá suas estratégias, tal como: estudar nos finais de semana, chegar na hora certa das aulas etc.
De nada adianta ter objetivos claros e bemdefinidos se não estabelecer uma estratégia adequada para alcançá-los.
O objetivo das estratégias é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objeivos e desafios estabelecidos.
1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA

As empresas precisam analisar sua posição em comparação com seus concorrentes. A partir desta comparação, podemescolher uma estratégia de negócio, com o objetivo de se destacar de seus concorrentes. Sem uma estratégia adequada, a empresa será apenas “mais uma empresa”, não tendo nenhum diferencial. A Figura 1 apresenta as quatro estratégicas genéricas que uma empresa pode adotar.



Figura 1. Quatro estratégias genéricas.
Fonte: Hitt, Ireland, Hoskisson (2003, p. 154).


1.1 Estratégia de liderança emcustos


De acordo com Hitt, Ireland, Hoskisson (2003), a estratégia de liderança em custos consiste no conjunto integrado de ações destinadas a produzir ou fornecer bens ou serviços ao menor custo, relativamente à concorrência, com características aceitáveis pelo cliente.

1.2 Estratégia de diferenciação


Hitt, Ireland, Hoskisson (2003) afirmam que segundo a estratégia de diferenciação, osatributos e as características singulares do produto de uma empresa (exceto o custo) geram valor para os clientes.
De acordo com Bateman, Snell (1998, p. 132): “Com uma estratégia de diferenciação, uma empresa tenta ser única em seu setor ou segmento de mercado em algumas dimensões que os consumidores valorizem”.

1.3 Estratégia de liderança em custos focada

De acordo com Hitt, Ireland,Hoskisson (2003), a estratégia de foco é um conjunto integrado de ações destinadas a produzir ou fornecer bens ou serviços que atendam às necessidades de um certo segmento competitivo. Desta forma, a estratégia de foco permite que a empresa atenda a um segmento específico de um setor com maior eficácia ou eficiência que os concorrentes que atuam no setor como um todo.

1.4 Estratégia dediferenciação focada

Segundo Hitt, Ireland, Hoskisson (2003) a estratégia de diferenciação focada consiste na diferenciação de produtos ou serviços visando ao atendimento de segmentos específicos de mercado.
As empresas, para alcançar a competitividade estratégica e obter retornos acima da média, através desta estratégia, devem mostrar-se capazes de concluir várias atividades primárias de suporte demodo competitivamente superior.


2 ESTRATÉGIA E DIRETRIZES NO PNQ

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) está baseado em um conjunto de sete Critérios para a excelência do desempenho, criados a partir do compartilhamento de experiências entre organizações dos setores público e privado. 
Os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade constituem um modelo sistêmico de gestão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PIM VIII
  • Pim viii
  • PIM VIII
  • Pim viii
  • PIM VIII
  • PIM VIII
  • pim vIII
  • Pim viii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!