Pim - vírus

Páginas: 7 (1628 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
O que são vírus de computador

São programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador. Eles têm comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam se esconder para não ser exterminado. Estão agrupados em famílias (boot, arquivo e programa), com milhares devariantes.

Os vírus de propagam por meio de disquetes e de arquivos compartilhados, pelas redes corporativas, por arquivos anexados em mensagens de correio eletrônico e pela Internet. A rede mundial é hoje a principal via de propagação dos vírus -principalmente os de macro e os chamados “Cavalos de Tróia”, pois ela permite que os usuários de computador façam download de vários programas e arquivosde fontes nem sempre confiáveis.

Para ativar um vírus, é preciso rodar (executar) o programa infectado. Quando você executa o código do programa infectado, o código do vírus também é executado e tentará infectar outros programas no mesmo computador e em outros computadores conectados a ele por rede.

Todo o arquivo que contém códigos executáveis podem espalhar vírus (.exe, .sys, .dat, .doc,.xls etc.). Os vírus podem infectar qualquer tipo de código executável. Por exemplo: alguns vírus infectam códigos executáveis no setor de boot de disquetes ou na área de sistema dos discos rígidos.
Outros tipos de vírus, conhecidos como “vírus de macro”, podem infectar documentos que usam macros, como o processador de textos Word e a planilha de cálculos Excel. Macros são códigos utilizados paraautomatizar tarefas repetitivas dentro de um programa.

Arquivos de dados puros estão seguros. Isso inclui arquivos gráficos, como, bmp, gif e .jpg, bem como textos em formato txt.

Portanto, apenas olhar arquivos de imagens não provocará a infecção do computador com um vírus.

.

Existem vacinas para os vírus de computador. São os softwares antivírus, que podem ser usados também como umantídoto em máquinas já infectadas. Existem vários programas no mercado, que são atualizados constantemente. Antes de comprar um ou baixar uma versão da Internet, deve ser verificado se o software é certificado pelo ICSA (Internetional Computer Security Association), uma entidade mundial que testa e aprova a qualidade dos softwares antivírus e de outros programas de segurança.

Alguns tipos devírus

Melissa
Em 1999 surgiu o “Melissa”, um vírus altamente contagioso e mal-intencionado, que era enviado por email com temas atrativos assim, infectando os computadores, em que havia contato. O vírus assim aberto fazia uma autocópia de si mesmo e envia para 50 contatos de quem o recebeu assim, rapidamente infectando dezenas de milhares de computadores. Seu criador foi “David L. Smith”.ILoveYou
Criado em 2000, nas Filipinas o vírus chegava em forma de Worm, e assim como o Melissa era enviado por email. O vírus era enviado com uma carta de amor, de um suposto admirador secreto assim ao abrir a carta seu computador automaticamente era infectado. O vírus foi criado em Visual Basic.

Klez
O vírus Klez iniciou um novo modo de infecção, o spoofing, que criava um nome realístico nocampo De: do e-mail. Criado no final de 2001, ele teve diferentes variações e a infestação durou meses. O worm Klez original se propagava por e-mail e se auto enviava para a lista de contatos do PC infectado. Algumas versões do Klez traziam outros programas prejudiciais que travavam por completo a máquina. Ele agia como um vírus de computador normal, um worm ou um cavalo de Tróia. Outra sofisticaçãodele era a possibilidade de desativar o software antivírus e se fazer passar por uma ferramenta de remoção de vírus.

Code Red e Code Red II
Um vírus inovador, que procurava pontos vulneráveis no sistema Windows 2000 e NT. O vírus usava como brecha um problema de sobrecarga do buffer, assim o sistema recebia mais informações do que sua capacidade de processamento.

Nimda
Com um nome que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vírus
  • Vírus
  • virus
  • vírus
  • virus
  • virus
  • Vírus
  • virus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!