Pim - unip.semestre.1-ap.-unip

4511 palavras 19 páginas
1.1- FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

1.1.1- Denominação e forma de constituição

A empresa Domestilar Ltda, Fundada há 27 anos, na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, é considerada uma das maiores redes de varejo do Estado e, atualmente possui 05 lojas em três municípios (Macapá, Santana e Laranjal do Jari). A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores.

1.1.2- Dados e fatos relevantes da origem da organização.

Fundada na década de 60 no então Território Federal do Amapá, por Jesus Nunez Perez e sua esposa Maria Cassiana, que tinha por nome de fantasia Real Artes e Pinturas, comercializava pinturas, desenhos, fotografias, imagens sacras e utilidades para o lar, pelo antigo mais eficiente método porta a porta. Em maio de 1979 o Sr. Jesus viajava para o “infinito”. Dona Maria Cassiana e seus filhos passaram a administrar a empresa com o apoio do tio, Alexandre Nunez Perez, dando assim continuidade aos negócios da família.
Em 1980, a matriarca segue ao encontro do marido e os filhos, já habituados e tarimbados com o negócio, vão à luta, levando à frente e com os mesmos propósitos o legado que lhes fora deixado pelos pais.
O gerenciamento dos negócios ainda era um mistério, mas, o primeiro propósito deles era saldar as dívidas e honrar os compromissos da família com fornecedores e bancos, o que conseguiram liquidando o estoque através de promoções.
Em 18 de fevereiro de 1981, surge a necessidade de uma dos herdeiros assumir a direção dos negócios e Jaime Nunes funda a J. D. Nunes cujo nome fantasia era Domestilar. Seu objetivo era a venda de utilidades para o lar, eletrodomésticas e móveis. A empresa ocupava duas salas alugadas e contava com o apoio de seis colaboradores. E a palavra de ordem era trabalhar para quitar todo o débito ainda existente.

Em 1984 foi inaugurada a primeira loja, no mesmo prédio onde também funcionava seu escritório.

1.1.3.- Natureza e ramo de atuação.

Somos, nos dois sentidos,

Relacionados