PIM TEORICO INFORMATICA RH

589 palavras 3 páginas
3. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

3.1 Evolução da Informática

As evoluções tecnológicas cada vez mais têm evidenciado o valor da informação tornando-se uma ferramenta indispensável para o processo de transformação da sociedade da informação.
A missão da informática consiste em apoiar e ampliar os objetivos e estratégias da empresa, servindo internamente como um elo entre os setores da organização.
A maior invenção tecnológica cujas organizações consideram essencial hoje em dia é o computador; nele existem três componentes principais para o seu funcionamento: o hardware (próprio equipamento), software (programas, diz o que o computador precisa fazer) e o próprio usuário.
A primeira geração de computadores foi feita entre 1951 e 1958 e até então era utilizado somente para aplicações comerciais. Antes disto, no ano de 1942 eram usados restritamente por militares ou cientistas, somente após em meados dos anos 1964 que os computadores passaram a ser utilizados por universidades e organizações governamentais passando ano após ano até que surgiram os minicomputadores e com eles estendeu-se o uso em geral para a população, acontecendo a “guerra dos preços” entre os principais fabricantes surgindo um novo ponto de ruptura e um novo ciclo de evolução.

“Há tempos que as empresas processam dados. Agora estão reconhecendo que informação é um recurso a ser administrado. Estão passando do processamento de dados para a informática e para o uso da tecnologia da informação.” (Meirelles,Fernando de Souza, cap.01, pag.20)

Após todo este processo de evolução da informática, se destacaram algumas tendências no desenvolvimento futuro como integração, conectividade, custo de suporte entre outros que veem se tornando fatores relevantes além de melhorias na infraestrutura de telecomunicações e redução gradual de barreiras sociais e institucionais que amplificam também os impactos da informação.

3.2 A importância da Informática no Ambiente Empresarial

A informática é um dos

Relacionados