pim snader

2637 palavras 11 páginas
1º Descrição de motivação
A motivação è uma força interna que estimula o comportamento das pessoas e as leva a agir de determinada maneira.
A motivação varia de uma pessoa para outra e também na mesma pessoa, através do tempo. Uma pessoa pode estar mais motivada do que as outras, ou pode estar mais motivada em um momento e menos em outra ocasião alem das diferenças individuais, existem as variações no mesmo individuo em função da situação e das circunstâncias.
Assim a motivação è a vontade de exercer um alto nível de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais ou pessoais, condicionais pela capacidade de satisfazer alguma necessidade individual.
A motivação pode ser analisada a partir de duais perspectivas diferentes: como impulso e atração.
Impulso: significa dizer que instintos e pulsões são as forças propulsoras da ação. Assim necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida. Exemplo desse tipo de motivação é a fome: a necessidade de alimento gera a fome que exige uma resolução através do comer. Apesar de importantes teorias da motivação, como a de Freud e a de Hull, basearem-se nessa perspectiva e de ela explicarem muitos fenômenos do comportamento, suas limitações são patentes: a fome em si, para manter-se o exemplo, não determina se o indivíduo vai escolher comer arroz com feijão ou lasanha; outras forças estão em jogo aí: o ambiente. E outras formas de comportamento mais complexam como o jejum ou ainda o desejo de aprender, entre tantos outros, não se deixam explicar simplesmente pela resolução de tensões internas. No caso do aprendizado, por exemplo, o objetivo se encontra num estado futuro, em que o indivíduo possui determinado saber.
Atração: É o estado final que atrai o indivíduo - a motivação como atração, como força que puxa, atrai. Não se pode negar que ambas as perspectivas se complementam e ajudam a explicar a complexidade do comportamento humano; no entanto, devido às sua limitação no esclarecer

Relacionados