PIM Marlete

573 palavras 3 páginas
1. Fundamentos da Administração.

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
Vários autores definem de diversas maneiras a administração. Uma definição bem moderna:
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição:
1- Dá maior ênfase ao elemento humano na organização.
2- Focalizar a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é, nos objetivos em vez de nas atividades.
3- Incluir o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.
Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido. É um processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Planejando, organizando e controlando o uso desses recursos a fim de alcançar os objetivos almejados, tendo maior produtividade e/ou lucratividade.
Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos, é uma função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atendidos.
Organização é o processo de agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa e a atribuição de cada agrupamento a um executivo com devida autoridade para atingir tais atividades, é também o processo de distribuir os recursos disponíveis.
Direção é processo que se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos. Para dirigir subordinados, o administrador deve motivar, comunicar e liderar sua

Relacionados

  • Liderança
    4409 palavras | 18 páginas
  • Concurso Caixa
    21980 palavras | 88 páginas
  • nossa bolsa
    110951 palavras | 444 páginas
  • onibus fretado
    102559 palavras | 411 páginas