Pim iii unip

Páginas: 26 (6321 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
UNIP INTERATIVA






PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA









ESTUDO DE VIABILIDADE E ECONÔMICA DA ALVENARIA DE FECHAMENTO EM BLOCO DE GESSO NAS CONSTRUÇÕES



POLO SUDOESTE/DF
EDSON SILVA DANTAS
RA – 1023484
SEMETRE - 01


















RESUMO




Esta pesquisa teve como finalidade estudar os benefíciostrazidos pela utilização da alvenaria de bloco de gesso em substituição a alvenaria de bloco cerâmico. Ressaltando as suas propriedades, aplicações, particularidades e limitações através de dados coletados nas visitas realizadas por nós com o intuíto de fornecer um embasamento teórico e financeiro, para os construtores do mercado Bahiano, bem como aos que se interessam por estudar novastecnologias aplicáveis à construção civil. . Tal pioneirismo encontrou algumas dificuldades pelo fato de não se ter no mercado profissionais capacitados para executar as alvenarias em bloco de gesso. Dificuldades estas que foram sanadas trazendo-se empresas especializadas de outros estados sob a orientação do fabricante do sistema com recursos financeiros. Contudo para que o mercado possa desenvolver melhoresta tecnologia achamos que se faz necessário o envolvimento dos centros de treinamentos tais como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na capacitação da mão de obra local, para que tenhamos mais opções na hora de escolhermos qual empresa será contratada para execução dos serviços de alvenaria em bloco de gesso.
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 6

1 DEFINIÇÃO DO PRODUTO 8
1.1 Características do produto 8
1.1.1 Principais características dos blocos de gesso 8
1.2 Componentes do sistema SUPERWALL 12
1.2.1 Bloco branco 12
1.2.2 Bloco azul 13
1.2.3 Bloco verde 13
1.2.4 Bloco rosa 14
1.2.5 SUPERCOLA 15
1.2.6 SUPERMASSA 16

2 SISTEMA CONSTRUTIVO 17

3 MÉTODO EXECUTIVO 20
3.1 Marcação 203.2 Aferição e alinhamento 21
3.3 Execução das alvenarias 22
3.4 Fixação de cargas leves e pesadas 24
3.4.1 Fixação de objetos leves – até 15 kg 25
3.4.2 Fixação de objetos médios – até 30kg 25
3.4.3 Fixação de objetos pesados – superiores a 30kg 26
3.5 Impermeabilização 27
3.5.1 Impermeabilização flexível 27
3.5.2 Impermeabilização rígida 28

4 VIABILIDADETÉCNICA E ECONÔMICA 30

5 CONCLUSÃO 37

INTRODUÇÃO


Com a chegada no mercado baiano da nova tecnologia em alvenaria de fechamento em blocos de gesso, queremos descobrir qual a viabilidade técnica e econômica de sua aplicação nas construções da Bahia.

Consideramos para tal inovação construtiva, suas principiais vantagens de utilização, como os lucros resultantes da suaaplicabilidade como, por exemplo: redução de desperdícios e o aumento da produtividade da mão de obra, encarregada pela execução do serviço.

Porém como se trata de um sistema novo a ser implantado na cidade de Salvador, requer uma preocupação fundamental com a mão de obra envolvida no sistema construtivo, pois, para que consigamos tirar o máximo proveito dessa tecnologia serão necessáriostreinamentos e uma efetiva participação dos responsáveis técnicos das construtoras que buscam a consolidação de mais um produto na indústria da construção civil baiana.

Portanto um pré-planejamento eficiente será fundamental para aumentar o retorno financeiro do empreendimento, pois, o mesmo será responsável pela redução de outros custos decorrentes da utilização dos blocos de gesso, quepossibilitará, por exemplo, a redução das cargas na estrutura e consequentemente a minimização da quantidade de aço empregada na etapa estrutural, o qual é responsável por 26% dos custos das estruturas e mão de obra operacional.

Construções em alvenaria de blocos de gesso iniciaram no Brasil na década de 70, quando industriais da região importaram esta tecnologia da Espanha, desde então...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pim iii unip
  • Pim iii unip
  • DICAS PIM III UNIP
  • Unip
  • Pim iii unip ti
  • PIM III LOGISTICA UNIP
  • Pim iii unip logística
  • PIM III RH UNIP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!