Pim ii gestão financeira - etenit

Páginas: 32 (7794 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
1 INTRODUÇÃO

O capítulo 2 trata da descrição da organização da Empresa analisada Eternit S/A.
O capítulo 3 apresenta os aspectos relacionados à contabilidade.
O capítulo 4 se aprofunda nas aplicações de fundamentos da gestão financeira.
O capítulo 5 aborda a análise dos demonstrativos financeiros
O capítulo 6 traz orçamento empresarial da empresa analisada.
O capítulo 7 mostra a dinâmicadas relações interpessoais.

2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA

2.1 Denominação e Forma de Constituição

Eternit S.A, empresa constituída no Brasil em 1940 com a denominação Eternit do Brasil Cimento e Amianto S.A com uma fábrica em Osasco, região metropolitana de São Paulo, na forma de legislação Societária de capital aberta com registro na Bolsa de Valores em 1948.


GRÁFICO 01:Evolução da base acionária


GRÁFICO 02: Estrutura acionária

2.2 Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização

Em 1895 foi descoberto o fibrocimento – uma mistura de cimento, amianto e água – pelo austríaco Ludwig Hatschek, baseando-se na fabricação de papel, o industrial continuou a desenvolver o processo de forma a atingir dimensões industriais. Por fim, batizou seu processo deprodução de ETERNIT (derivada do latim a eternitas, que quer dizer “eterno”), inspirado em sua principal matéria-prima, o amianto, cujo nome grego asbestos significa “indestrutível”.
Durante as primeiras décadas do século XX diversos empreendedores adquiriram licenças com Hatschek para iniciar a produção de fibrocimento. Nesta época, foram fundadas a Eternit Suíça, Belga, e a Eternit Francesa, entreoutras.
Em 1940 foi constituída a ETERNIT DO BRASIL CIMENTO AMIANTO S.A, em uma parceria entre o dono da Eternit Suíça com participação da Eternit belga. A empresa construiu sua primeira fábrica em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e deu início à produção de fibrocimento em agosto de 1941. Em 1948 a companhia é registrada na Bolsa de Valores de São Paulo, e já no ano seguinteinaugura sua fábrica na cidade do Rio de Janeiro. Durante os primeiros anos, os produtos eram vendidos diretamente nas fábricas e através de pequenos caminhões e até carroças.

2.3 Natureza e Ramo de Atuação

• Natureza: SOCIEDADE ANÔNIMA ABERTA.
• Ramo de Atuação: Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda.

2.4 Informações Sobre o Porte da EmpresaEmpresa de grande porte destaca-se no cenário nacional, pelo empreendedorismo ao longo dos anos, tendo como foco principal a qualidade de seus produtos para atender as necessidades específicas de seus clientes.

• Histórico

A Companhia está presente no Brasil desde 1940. Líder no segmento, é também a marca mais premiada do setor na categoria de telhas e caixas-d’água de fibrocimento. O GrupoEternit conta hoje com mais de 1.100 colaboradores (em todas as unidades e nas subsidiárias SAMA e Precon Goiás), 4 fábricas próprias, 08 filiais de vendas (estrategicamente localizadas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste do País), além de mais de 9.000 revendedores por todo o Brasil – o que a torna presente nos principais pólos consumidores do Brasil. Sua linha de produtos é composta poruma ampla gama de soluções para a construção civil, com modelos de telhas de fibrocimento, telhas metálicas, caixas-d’água de fibrocimento e polietileno, painéis Wall, placa cimentícia Eterplac e perfis metálicos. Sua subsidiária SAMA extrai, beneficia e comercializa amianto crisotila no mercado interno e externo.
• Força da marca – presente no Brasil desde 1940, a Eternit é sinônimo de seuprincipal produto.
• Portifólio de produtos – mix de produtos mais diversificados do segmento.
• Relação custo benefício do produto – o fibrocimento de amianto crisotila destaca-se pela excelente relação custo-benefício.
• Localização estratégica das fábricas – 4 unidades, localizadas em 4 regiões, permitem que a Eternit atenda um pedido, em qualquer ponto do país, no prazo de 72 horas.
• Rede...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pim ii gestão financeira
  • Pim ii gestão financeira
  • Pim ii
  • Pim ii gestão financeira
  • Pim ii contabilidade e gestão financeira
  • PIM II
  • Pim gestao financeira unip
  • Pim iv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!