Pim-gestão financeira

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Tecnologia em Gestão Financeira

PIM III
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III

Sebastião Xavier da Rosa – RA 1113751

Pólo Bueno Brandão – MG
2011

SUMÁRIO

Resumo iii
1. Introdução 1
1.1. Dados da Empresa 1
1.2. História da Empresa 1
1.3. Atuação Comercial 1
2. Desenvolvimento 2
2.1.Contabilidade...................................................................................................................2
2.2. Balanço Patrimonial ........................................................................................................3
2.3. Análises contábeis 4
2.3. Análises contábeis 5
2.4. Fundamentos da Gestão 6
2.5. Estatística Aplicada 7
4. Conclusão 8
5. referências bibliográficas 9
ResumoO OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESENVOLVER UMA ANALISE DE UMA EMPRESA COM BASE NOS ESTUDOS EFETUADOS NOS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, USANDO COM FERRAMENTAS AS ANÁLISES CONTÁBEIS E ESTATÍSTICAS. PARA EFETUAR ESSE TRABALHO USAREMOS EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA.
1. Introdução

1.1. DADOS DA EMPRESA

Razão Social: Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaNome Fantasia: EMBRAPA
Endereço: Parque Estação Biológica - PqEB - Av. W3 Norte (final)
Caixa Postal 040315 - Brasília, DF - Brasil - 70770-901
CNPJ: 00.348.003/0001/10
Ramo de Atividade: Empresa publica criada para apoiar o desenvolvimento agrícola.

1.2. História da Empresa

Na década de 1970, a agricultura se intensificava no Brasil. O crescimento acelerado da população e darenda per capita, e a abertura para o mercado externo mostravam que, sem investimentos em ciências agrárias, o País não conseguiria reduzir o diferencial entre o crescimento da demanda e o da oferta de alimentos e fibras. No âmbito do Ministério da Agricultura, um grupo debatia a importância do conhecimento científico para apoiar o desenvolvimento agrícola. Nesse momento, os profissionais daextensão rural começaram a levantar a questão da falta de conhecimentos técnicos, gerados no País, para repasse aos agricultores.O então ministro da Agricultura, Luiz Fernando Cirne Lima, constituiu um grupo de trabalho para definir objetivos e funções da pesquisa agropecuária, identificar limitações, sugerir providências, indicar fontes e formas de financiamento, e propor legislação adequada paraassegurar a dinamização desses trabalhos. 
Em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº  5.881, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. O artigo 7º estabelecia um prazo de 60 dias para aexpedição dos estatutos e determinava que o decreto fixasse a data de instalação da empresa. O Decreto  nº 72.020, datado de 28 de março de 1973, aprovou os estatutos da Empresa e determinou sua instalação em 20 dias.
Em 1974, foram criados os primeiros centros nacionais por produtos: Trigo (em Passo Fundo, RS) , Arroz e Feijão (em Goiânia, GO), Gado de Corte (em Campo Grande, MS) e Seringueira (emManaus, AM). 
Com o objetivo de apoiar as ações da diretoria da Embrapa e funcionar como elemento de ligação às áreas responsáveis pela execução da pesquisa, foram criados os Departamentos: de Diretrizes e Métodos, Técnico-Científico, de Difusão de Tecnologia, de Recursos Humanos, Financeiro e de Informação e Documentação.

2. Desenvolvimento

2.1. CONTABILIDADE

A contabilidade é muitoimportante dentro de uma empresa, independente do seu ramo de atividade, pois ela estuda e pratica as funções relativas à administração econômica. Para melhor entender a situação econômica da empresa, devemos usar como ferramenta o Balanço Patrimonial, que é a demonstração contábil destinada a evidenciar , quantitativamente e qualitativamente, numa determinada data, a posição Patrimonial e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pim iv
  • PIM III
  • Pim 4 gestao financeira
  • Pim iv gestao financeira
  • Pim iv gestao financeira
  • pim 1 gestao financeira
  • PIM III Gestão Financeira
  • PIM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!