Pim Gatorate

947 palavras 4 páginas
Gatorate
Gatorade é uma marca de repositor hidroeletrolítico ou isotônico produzida pela Quaker Oats Company, atualmente uma divisão da PepsiCo, e comercializada originalmente nos Estados Unidos e atualmente em vários países, inclusive no Brasil. A bebida foi formulada para ajudar a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos em movimento, principalmente por sua composição conter água, carboidratos e sais minerais como sódio e potássio. Por sua composição, o Gatorade pode trazer benefícios para qualquer pessoa saudável que pratique atividade física, independente da faixa etária.2 No entanto, pessoas com algum tipo de doença, diabetes ou hipertensão, por exemplo, devem ingeri-lo somente após orientação médica.
Classificação e composição
Por definição, Gatorade é considerado um repositor hidroeletrolítico. Sua composição é similar à de um soro fisiológico: água, açúcar e sal, além de aromatizantes e corantes que variam de acordo com o sabor. A concentração de carboidratos da fórmula, cerca de 6%, tem o objetivo de facilitar o rápido esvaziamento gástrico, evitando a sensação de "estômago pesado", uma característica desejável para praticantes de atividade física. A bebida atende à definição da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do FDA (Food and Drug Administration) como "produto com baixo teor de sódio". O sabor adocicado de sua fórmula não vem de edulcorantes, mas sim dos carboidratos que contém. A fórmula de Gatorade não inclui conservantes.
História
Gatorade foi criado em 1965 por 4 médicos pesquisadores da Universidade da Flórida: Robert Cade, Dana Shires, Harry James Free e Alejandro de Quesada. Isso aconteceu porque o técnico da equipe de futebol americano da universidade (Os Florida Gators), Ray Graves, estava frustrado com o desempenho dos atletas de sua equipe durante jogos no verão. Ele pediu uma solução à equipe do Dr. Cade, que passou a trabalhar no desenvolvimento de uma bebida para a

Relacionados