Pim 2º seemestre rh

481 palavras 2 páginas
A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da empresa. Liderar não é tarefa fácil. Pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar seguidores.
“A missão do líder e sua contribuição de buscar o máximo de cada um muitas vezes contrariam interesses, mas ele deve seguir suas convicções sem buscar popularidade, e sim o melhor para sua equipe.” Bernardinho
Por este motivo, muitos acreditam que os lideres tem por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência não são os mesmo conceitos. Planejamento, orçamento, controle, manutenção da ordem,desenvolvimento de estratégias e outras atividades fazem parte do gerenciamento "Gerência é o fazemos,liderança é o que somos."Entre os desafios apresentados pelas empresas, as organizações estão valorizando cada vez os gestores que possuem habilidades de liderança. A liderança tem desempenhado um papel fundamental nas relações humanas e a capacidade de liderar torna-se associada ao sucesso ou fracasso das equipes e organizações. Embora a liderança seja algo que as pessoas vivenciem de alguma forma no cotidiano. Para ser líder é preciso ter um caráter forte o suficiente para fazer a coisa certa, a maneira que o líder age segundo os recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores e comprometimento. Liderança é a influência que uma pessoa exerce sobre outros indivíduos e sobre as atividades do grupo, sempre que uma pessoa procurar influenciar o comportamento de outra, a primeira é o líder e a segunda o liderado potencial.
“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e

Relacionados