Pim 1semestre da unip

1433 palavras 6 páginas
Unidade I

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS

Prof. Luiz Fernando

Introdução a bancos de dados
Surgimento nas décadas de 60/70 na IBM; de pesquisas de automação de escritórios. Mostra o baixo custo da informatização de tarefas repetitivas. Pesquisas trouxeram estudos de modelos de bancos de dados de redes e hierárquicos, além de outras tecnologias.

Introdução a bancos de dados
Ted Codd estabeleceu o conceito primordial dos bancos de dados relacionais: armazenamento em tabelas com acesso por comando em inglês. Em 1970, Ted Codd escreve um artigo de grande repercussão sobre BD relacionais que levou a IBM a organizar um centro de pesquisa, conhecido como System R, que teve diversas versões resultando no DB2.

Introdução a bancos de dados
A linguagem desenvolvida para utilização no sistema foi a SQL SQL – Structured Query Language A ISO (International Organization for Standarization) considera SQL a linguagem padrão dos BD relacionais. Atualmente, a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO financiam o desenvolvimento da SQL.

Introdução a bancos de dados
A Honeywell Information Systems Inc. foi a primeira empresa a produzir o sistema de BD em 1976. Na década de 80, os programas de BD evoluíram, impulsionados pelo aumento de sistemas distribuídos e pelo surgimento dos computadores pessoais. Atualmente, a capacidade de armazenamento ultrapassa as centenas de Terabytes (1000 Gigabytes). O CERN – European Organization for Nuclear Research – desenvolve um BD distribuído com capacidade para Exabytes (1 milhão de Terabytes).

Definições
Banco de dados: coleção de dados interrelacionados cuja representação referese a informações específicas. Por exemplo: acervo de bibliotecas, cadastro de clientes, cadastro de produtos etc. Banco de dados relacional: conjunto de tabelas para representar dados e as relações entre eles. Por exemplo: tabela de professores X tabela de alunos e cursos, via tabela de relacionamento.

Relacionamento entre

Relacionados

  • pim unip 1semestre
    5496 palavras | 22 páginas
  • UNIVERSIDADE PAULISTA PIM I CORRETO 5
    6626 palavras | 27 páginas