Pilhas e baterias

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
Pilhas
e
Baterias

Nome: Rainne da Costa Polvere nº42 Série: 2ºA Profº: Luciane Matéria: Química
Introdução:

Há alguns anos o principal objetivo é o aumento de produção, mas sem a menor preocupação com os impactos que essa frenética demanda pode causar. Isso repercutiu num grande volume de lixo e poluição. O atual desafio é aumentar a produção e diminuir os resíduos. Juntamente com esseíndice alto de produção em massa, cresceu também a propagação de aparelhos eletroeletrônicos, que por sua vez gera um grande acumulo de lixo. Parte dessa parcela desses resíduos é tóxica, merecendo destaque as pilhas e baterias. Os resíduos gerados por pilhas e baterias contribuem notavelmente para a poluição e contaminação dos recursos naturais, causando impactos também à saúde humana.
As pilhasem geral contêm materiais como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel, manganês, zinco, cobre e lítio. Esses metais pesados causam grandes impactos ambientais, bem como doenças graves devido ao fato de manuseio e descarte inadequados. O grande número de pilhas que vão para o lixo doméstico é devido à falta de informação, divulgação e preocupação de seus próprios fabricantes e também dos processos dereciclagem desse tipo de material e assim como os impactos por eles causados devido ao uso de metais pesados.

Pilhas e Baterias:

Pilhas ou baterias podem ser definidas como geradores químicos de energia elétrica. Tecnicamente a unidade geradora básica é denominada célula. Em muitos casos, a tensão fornecida por uma célula é insuficiente para operar os equipamentos, de forma que duas ou mais sãoassociadas em série, formando conjuntos. Daí o nome pilha ou bateria. Em nossa linguagem do dia-a-dia, o nome célula é pouco usado e esses termos são aplicados mesmo no caso de uma única célula, como as pilhas comuns de 1,5 volts.
Existem dois tipos de grupos de baterias as: Não recarregáveis acontece que as reações que geram a energia não podem ser revertidas pela aplicação de uma fonte externae, portanto, precisam ser trocadas quando esgotadas. E as Recarregáveis que são reações reversíveis pela aplicação de uma fonte externa. Mas não duram para sempre. O número de ciclos de carga-descarga é limitado e depende do tipo.
Hoje em dia é quase impossível sobreviver sem o uso de pilhas e baterias, pois a maioria dos objetos que usamos principalmente os eletrônicos depende ou são formadospor essas pilhas e baterias, e assim se torna praticamente impossível viver sem esses componentes. Mas há muitos aspectos que podem ser considerados ao analisar os pontos positivos e negativos de uma bateria. Durabilidade, quantidade de energia fornecida em relação à massa da bateria, custo, portabilidade, segurança e os impactos ambientais associados ao seu descarte e à sua produção, esses sãoalguns de seus aspectos.

Problemas que podem ser causados ao meio ambiente pelo decorrente uso dessas baterias e pilhas:

O contínuo processo de uso e descarte de baterias representa uma grande ameaça ao meio ambiente, por conter materiais de alto nível tóxico presente em sua composição. Como é inevitável o uso desses materiais, mesmo em quantidades reduzidas, alguns métodos e técnicas já foramdesenvolvidos a fim de diminuir esses impactos. Tais métodos vão desde a substituição das baterias, até a reciclagem de baterias já usadas e em processo de descarte. Uma das maneiras de reduzir esse impacto é diminuindo as concentrações de metais pesados na composição das baterias. Devido ao fato de possuir aterros sanitários deficientes, junto à preocupação com aspectos ambientais, o Brasil,através do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), estabeleceu limites máximos de cádmio, mercúrio e chumbo presentes na composição de pilhas e baterias. Isso implica em baterias que podem ser descartadas, tendo seu destino final os aterros sanitários, bem como a redução dos impactos causados durante o processo de reciclagem.
Apesar de que o processo de reciclagem também acaba causando um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilhas E Baterias
  • Pilhas e baterias
  • Pilhas e Baterias
  • pilhas e baterias
  • Pilhas e Baterias
  • Pilhas e Baterias
  • Pilhas e baterias
  • Pilhas e baterias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!